São Paulo – As movimentações internas para formação da equipe definitiva na região América Latina da Stellantis, união da FCA com a PSA formalizada em janeiro, estão começando a se cristalizar.
Um dos movimentos mais impactantes deverá ser a saída de Ana Theresa Borsari do atual cargo de Country Manager Brasil da Peugeot, Citroën e DS. A informação foi revelada à Agência AutoData por fontes ligadas à empresa.
Borsari, porém, não deverá deixar a Stellantis. A maior probabilidade é a de que a executiva seja novamente expatriada – estão no radar mercados da Europa ou até mesmo da região Oriente Médio e África.
Procurada, a Stellantis optou por não comentar a possibilidade da saída de Ana Theresa do atual cargo. Porta-voz afirmou à reportagem somente que a empresa “irá falar sobre o time Latam mais adiante”.
Ana Theresa Borsari retornou ao País vinda da França em outubro de 2015 como diretora geral da Peugeot do Brasil. Foi nomeada para o atual posto em março de 2018.
Ela iniciou carreira na Peugeot do Brasil nos anos 90. Foi diretora de atendimento ao consumidor, diretora de qualidade e CRM, diretora de desenvolvimento de rede e diretora de marketing. Em 2010 foi expatriada para a Europa, onde assumiu cargo de coordenadora comercial da Peugeot para a região Sul do continente. Depois foi indicada a diretora geral da PSA Eslovênia e mais tarde diretora regional da Peugeot França.
Em 2019 Borsari protagonizou campanha publicitária televisiva da Peugeot brasileira, na qual foi apresentada como presidente da empresa e oferecia compromisso de devolução de pagamento caso o cliente não ficasse satisfeito com serviços prestados pela rede.
Segundo números da Fenabrave a Peugeot encerrou 2015, o ano de retorno de Borsari ao País, na décima-terceira posição do ranking de vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil, com participação de 1,08%, atrás da Citroën, a décima-segunda com 1,27%. No fechamento de 2020 o ranking, igualmente segundo a Fenabrave, apontou a Peugeot novamente na décima-terceira posição e a Citroën na décima-quarta, ambas com 0,69% de mercado e tecnicamente empatadas. Em 2021, até março, a Peugeot é a décima-segunda, com 0,93%, e a Citroën a décima-quarta, com 0,61%.
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