São Paulo — A Mercedes-Benz apresentou o EQS, modelo sedã de luxo elétrico que será vendido na Europa, ainda este ano, em duas versões, a 450+ e a topo de linha 580 4matic, com preços ainda não definidos. Pelo conteúdo tecnológico que vem embarcado no modelos é possível concluir que a M-B quer mais do que lançar no mercado um veículo que atendesse às metas de emissões estipuladas em diversos países europeus e asiáticos para os próximos anos: há em seu projeto também o aspecto da evolução digital.
Não é por menos que o EQS esteja equipado com cerca de 350 sensores em sua estrutura, todos eles atuando como olhos e mãos para que o veículo tenha autonomia em certos momentos e seja ágil em outros no sentido de tomar decisões. É por meio deles, por exemplo, que o EQS executa a abertura automática das portas quando o motorista se aproxima do veículo. São estes sensores também que controlam o veículo de forma autônoma em situações de tráfego intenso ou áreas com velocidade permitida de até 60km — desde que a infraestrutura urbana seja compatível com este tipo de condução.
O interior do veículo denota também o apego à tecnologia durante seu desenvolvimento, com a super tela sensível ao toque que cobre toda a área do console. Se a divirdimos em três partes iguais, temos o terço frontal ao motorista que exibe dados de desempenho de veículo e alertas. No terço que fica à frente do passageiro, há a possibilidade de exibição de controles de climatização, por exemplo, e, também, de qualquer conteúdo de mídia que poderá ser reproduzido a partir de um smartphone ou outro aparelho conectado ao sistema do sedã.
No terço central do painel são exibidos uma série de controles do veículo, como sistema de entretenimento interno, climatização, mapas, dentre outras ferramentas. Questionada pela reportagem da Agência AutoData, a Mercedes-Benz informou que ainda não é possível revelar o nome do fornecedor do componente ultramoderno.
Outra funcionalidade interessante do EQS na parte interna é a filtragem de ar dentro do veículo. Afora os elementos filtrantes convencionais do sistema de ar-condicionado, há também a ação de componentes químicos, como carvão ativado, que purificam o ar dentro do automóvel.
A configuração do powertrain varia em cada versão. Na EQS 450+ a tração é feito por motor acoplado ao eixo traseiro, o qual gera até 245 kW, ou 333 cavalos de potência. Já a versão EQS 580 4Matic possui motores acoplados também no eixo dianteiro do veículo, com potência de 385 kW ou cerca de 523 cavalos de potência.
A bateria que os alimenta é de 107,8 kWh. O EQS pode ser carregado com até 200 kW em estações de carregamento rápido com corrente contínua. A energia total do conjunto viabiliza condução por mais 300 quilômetros, de acordo com a Mercedes-Benz. Tão alcance, ainda segundo a montadora, é possível por meio da aerodinâmica do veículo — a redução do arrasto, de alguma forma, economiza o consumo de energia.
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