São Paulo — Devagarinho a Ford vai apresentando seu novo posicionamento no Brasil como importadora de veículos. A partir da sexta-feira, 16, estão abertas as encomendas para o novo Mustang vendido no País, o Mach 1. Trata-se de uma clássica versão do mítico esportivo ainda mais preparada e, obviamente, com um preço superior ao Mustang Black Shadow. O valor de etiqueta para a encomenda do Mach 1 é de R$ 499 mil enquanto o Black Shadow, que se despede do País, estava sendo vendido por R$ 397 mil.
Para Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford, mesmo que o impacto do câmbio tenha influenciado para a elevação do preço da nova versão do Mustang, o que chama a atenção do público brasileiro é a exclusividade: “O que não funciona é trazer o Mustang GT, a versão de entrada dos Estados Unidos”.
O perfil dos potenciais compradores orbita dos entusiastas dos muscle cars aos donos de outros modelos esportivos. Não à toa os pedidos de reserva foram abertos um dia antes do 57º aniversário do modelo: para os aficionados pelos esportivos essa efeméride do Mustang não passaria desapercebida.
O primeiro lote, cujo número de unidades não foi revelado, já está a caminho do Brasil e a previsão é que seja entregue aos compradores a partir de junho. A Ford diz que uma rede especializada para atender esse cliente específico foi selecionada dentre os seus atuais concessionários. Porém não revelou quantas são essas casas, tampouco a localização desses pontos de venda do Mustang Mach 1.
A versão especial e limitada Mach 1 foi lançada pela primeira vez em 1969 tendo no desempenho seu maior diferencial. Tanto que naquele ano estabeleceu 295 recordes de velocidade, segundo a Ford. De idas e vindas no portfólio do Mustang ao longo da história a atual é a quarta geração do Mach 1, lançada 17 anos após sua última aparição. Utiliza o motor Coyote V8 5.0 e transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva que, de acordo com a Ford, aumenta a potência em 17 cv. São 483 cv e torque máximo de 56,69 kgfm para uma utilização suave na cidade ou esportiva numa pista.
O Mach 1 também utiliza diversos componentes de outras versões clássicas como os Bullitt, Shelby GT350 e Shelby GT500. Um deles é o sistema de arrefecimento do diferencial traseiro e radiador da transmissão. Ele é, ainda, o primeiro Mustang conectado com o aplicativo FordPassTM Connect para acesso remoto a funções do veículo.
Além de uma série de exclusividades na mecânica e na conectividade o Mustang March 1 carrega a personalidade visual que marcou as gerações anteriores. Grade dianteira com o emblema do cavalo no centro e dois grafismos redondos que remetem aos faróis auxiliares do modelo 1969 [a ausência da iluminação auxiliar se dá por restrições legais à sua utilização no mercado estadunidense]. O para-choque também tem desenho exclusivo, com um novo difusor inferior e duas entradas de ar laterais para ventilar os novos radiadores.
Grafismos na carroceria que remetem à versão original e um interior que busca inspiração no Mach 1 pioneiro completam o visual desse Mustang mais do que especial.
Fotos: Divulgação.