São Paulo – Uma em cada duas picapes vendidas no mercado brasileiro são Fiat. Antes do lançamento da Toro, produzida em Goiana, PE, era uma em cada três – o que não deixa de surpreender, pois eram apenas Strada. Neste primeiro trimestre foram emplacadas 17,5 mil Toro, ou 3,5% do total de veículos leves licenciados no Brasil.
Não há dúvidas de que a Toro revolucionou o mercado nacional. Inaugurou o segmento das picapes da categoria C, intermediário das compactas com as médias, ambos bem consolidados no País. Hoje esta faixa do mercado responde por um quarto das vendas de picapes no Brasil e as concorrentes da Fiat trabalham em novas opções para bater de frente com o modelo produzido em Pernambuco.
Enquanto a concorrência ainda está bem pequena no retrovisor a Fiat acelera para aproveitar o momento. Chega às concessionárias a partir da sexta-feira, 23, a nova Toro, com mudanças visuais, mecânicas e, especialmente, internas, dobrando a aposta em oferecer uma picape com conforto de automóvel.
O interior da nova Toro nada deixa a desejar a um sedã médio, por exemplo. O painel digital de 7 polegadas, de série em toda a linha, garante a sensação de dirigir um veículo tecnologicamente em linha com o que a indústria passou a oferecer como padrão em faixas mais elevadas de preço. A central multimídia conecta o carro ao cliente e aos seus gadgets, dando informações em tempo real sobre o carro, como quilometragem rodada, nível de combustível, necessidade de manutenção. Além, é claro, de oferecer entretenimento e até internet nativa, em parceria com a TIM – e oito dispositivos podem ser conectados ao carro, que faz as vezes de roteador de internet aos passageiros.
Se as mudanças visuais da Strada, que chegou ao mercado no ano passado, a fazem lembrar da Toro, estas alterações na Toro remetem aos modelos RAM, a marca de picapes da Stellantis. Capô e grades são novos, e diferem dependendo da versão. À frente o novo logo Fiat e a Fiat flag.
Outra grande inovação é a inclusão do novíssimo motor T270 produzido em Betim, MG. Ainda há uma versão E.Torq 1.8 flex para a entrada do portfólio, mas as demais adotaram motor turbo, seja flex, seja diesel. São nove opções de catálogo no total, com preços que variam de R$ 144 mil 590 a R$ 187 mil 490, a maioria mantido com relação à geração que deixou de ser produzida.
A Fiat dotou a picape, também, de sistemas de auxílio à condução, como frenagem de emergência, aviso de mudança de faixa, e faróis full led. A personalização também é ampla: muitos acessórios Mopar, como a capota rígida com acionamento elétrico, santantonio e novos tapetes por exemplo.
O objetivo, claro, é manter a liderança no segmento. O diretor da marca Fiat, Herlander Zola, sonha até com mais ganho de participação: “Hoje temos 3,5% das vendas do mercado. A ideia é chegar com 3,6%, 3,7% até o fim do ano, com as novas versões”.
Ao menos os componentes dos dois primeiros meses de produção em Goiana, PE, estão garantidos, segundo Zola. Tudo depende, porém, do sucesso da Toro no mercado: no ano passado a Strada surpreendeu e vendeu bem mais do que a Fiat imaginava. Se o cenário se repetir as dificuldades serão maiores, pois a Stellantis não terá tanto espaço de manobra para fazer crescer a produção diante do atual cenário de falta de peças e componentes no mercado, especialmente semicondutores – e, com o que a Fiat apresentou na Toro, são muitos os aplicados na picape.
Zola espera que o mix de flex, com a chegada do novo motor, cresça para uma razão 55%-45% com o diesel. Hoje, segundo ele, fica meio a meio. 60% das vendas, espera, serão versões intermediárias Freedom e Volcano, com as topo de linha Ultra e Ranch respondendo por 25%. Os 15%, com potencial de crescimento graças ao novo motor, ficará na linha de entrada.
Veja as versões e preços:
Toro Endurance 1.8 Flex AT6 – R$ 114 mil 590
Toro Endurance Turbo 270 Flex AT6 – R$ 119 mil 590
Toro Endurance Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 152 mil 990
Toro Freedom Turbo 270 Flex AT6 – R$ 131 mil 890
Toro Freedom Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 164 mil 390
Toro Volcano Turbo 270 Flex AT6 – R$ 144 mil 490
Toro Volcano Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 177 mil 690
Toro Ranch Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 185 mil 490
Toro Ultra Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 187 mil 490
Fotos: Divulgação.