São Paulo – Desde a abertura da pré-venda do novo Compass, no começo de abril, a Jeep recebeu mais de 5,3 mil reservas pelo novo modelo, dentre a nova motorização turboflex e a turbodiesel. É o volume que Everton Kurdejak, diretor das operações comerciais no Brasil, projetava para um mês de vendas. “Vendemos em pouco mais de 48 horas 1 mil unidades da série especial 80 anos, a maior parte para clientes Jeep. Sem o cliente ver o carro, sem publicidade, sem termos modelos de teste drive na rede”.
Tal desempenho obrigou a Jeep a rever as projeções de vendas para o modelo que, ironicamente, viveu sua melhor fase no mercado brasileiro nos últimos meses, às vésperas de receber a renovação visual e mecânica – período em que, usualmente, o consumidor coloca o pé no freio para adquirir já uma versão mais atualizada. Em abril, segundo Kurdejak, os emplacamentos cresceram 17,5% sobre o mês anterior, ainda com volumes da geração anterior.
Os primeiros novos Compass serão entregues apenas a partir de maio. A produção de abril e maio da versão especial 80 anos, das linhas de Goiana, PE, já está toda comprometida – quem chegar à concessionária desejando este item do catálogo precisará esperar até junho, assim como os clientes de modelos com motor diesel. As demais flex ainda têm disponibilidade para o final do mês que vem.
Disponível para pronta entregue apenas a versão Série S, topo de linha da gama turboflex, que não entrou em pré-venda e foi a novidade guardada pela Jeep para o lançamento oficial do Compass, na quarta-feira, 28. É completa: traz tudo o que as demais oferecem e ainda os sistemas semiautônomos frenagem de emergência para pedestres, ciclistas e motociclistas, detector de fadiga e reconhecimento de placas, opcionais para as outras versões, além do porta-malas com sensor de presença.
O Compass estreia, na Jeep, o motor Stellantis turboflex 1.3 produzido em Betim, MG, batizado de T270 por alcançar 270 Nm de torque e 185 cv. Na linha diesel o motor TD350 entrou em acordo com as exigências da fase L7 do Proconve, que entram em vigor em janeiro. Por isso foi dotado de um sistema SCR de pós-tratamento de gases e passa a precisar do Arla 32 para funcionar.
Kurdejak estima manter a média de 5 mil unidades vendidas por mês para o Compass nos próximos meses, mas admite que pode estar subestimando a demanda – segundo ele os cálculos são revistos todos os dias, dada a surpreendente demanda. Com a novidade turbo na linha flex a expectativa é de 60%-40% dentre os flex e turbo e o mix concentrado na versão Longitude, responsável por 50% das vendas; A Sport, de entrada, 10%, a Limited 25% e as topos de linha Série S e Trailhawk 10% e 5%, respectivamente.
Confira os preços válidos em todos os estados, exceto São Paulo e Paraíba:
Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 139.990
Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 154.990
Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 162.990
Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 176.990
Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 187.990
Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 196.990
Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 204.990
Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216.990
Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216.990
Fotos: Divulgação.