São Paulo – Quase todas picapes e SUVs vendidos pela Stellantis no Brasil saem de fábrica com pelo menos um item de série Mopar, a marca de acessórios que vem registrando crescimento no mercado local, segundo Luiz Mandacaru, seu gerente de portfólio e marketing. Os dois segmentos representam 60% das vendas Mopar, com os outros 40% pulverizados em hatches, sedãs médios e grandes e outros utilitários.
A picape Fiat Toro é a que mais demanda acessórios Mopar no Brasil, seguida pela sua irmã menor Strada. O portfólio da Toro, recentemente renovada visual e mecanicamente, conta com 71 itens originais, o maior portfólio para um único modelo.
Como as duas picapes mantém bom volume de vendas nos últimos meses, a demanda de acessórios Mopar é crescente. “É um segmento que respira o mundo dos acessórios”, disse Mandacaru. “O mercado de picapes tem DNA de personalização, com estribos, tapetes off-roads, engates de reboque e santantônio, por exemplo”.
Os SUVs Jeep Renegade e Compass também oferecem amplo leque de personalização e, como nas picapes, têm a demanda aquecida. Os clientes deles buscam itens semelhantes e outros exclusivos, como o engate integrado ao para-choque do Renegade que Mandacaru disse que chegará em breve ao Compass.
Embora ainda sem produção local a linha RAM demanda acessórios. Os itens que equipam a 1500 Laramie e a 2500 ainda são importados, mas segundo Mandacaru a Mopar já desenvolve a nacionalização de alguns: "Nosso primeiro protótipo ficou pronto hoje. Estamos trabalhando forte para nacionalizar um pacote inicial de itens para os modelos RAM".
O objetivo é reduzir o custo para o cliente final e evitar a exposição cambial. Nos Estados Unidos a linha RAM da Mopar possui mais de cem itens em catálogo e a operação brasileira fez um estudo para definir quais são os que possuem maior demanda para a produção local.
Embora o volume de vendas das picapes e acessórios RAM seja bem menor do que o de modelos Fiat e Jeep, o tíquete médio é mais alto e impulsiona os negócios da Mopar. Há, porém, um trabalho maior para conquistar esse cliente: "Os modelos Ram tem um nível de equipamentos muito maior e grande parte do que vendemos já vem neles como item de série".
Sem revelar os porcentuais Mandacaru afirmou que os negócios Mopar cresceram no primeiro trimestre ante igual período de 2020. A perspectiva para 2021 é de crescimento, pois mesmo com a retração do mercado até agora modelos como Toro e Strada estão com vendas crescentes, o que deve seguir impulsionando a demanda por acessórios, assim como os SUVs Compass e Renegade.
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