São Paulo – A Kavak escolheu o Brasil para centrar seus esforços nos próximos anos e investirá R$ 2,5 bilhões para estruturar sua operação local, atualmente concentrada em São Paulo. O primeiro unicórnio mexicano, nome dado às startups que superam US$ 1 bilhão em valor de mercado, opera uma plataforma digital para compra e venda de veículos usados e seminovos e enxerga potencial no mercado devido ao seu tamanho e oferta fragmentada. Tanto que seu CEO, Roger Laughlin, desembarcou no Brasil com parte da equipe para, pessoalmente, liderar os primeiros passos por aqui.
Este valor será aplicado nos próximos anos. Catorze lojas serão abertas até o fim do ano no Brasil, que se juntarão às seis já em operação na Capital paulista. A projeção é avançar em outras regiões em breve. Sem revelar os pormenores, o executivo afirmou que 55% da demanda nacional está concentrada nas quatro, ou cinco, principais capitais do Brasil.
"Atuamos no México e na Argentina mas o Brasil será o nosso principal mercado no futuro. O segmento de usados gira em torno de 10 milhões de transações por ano e ainda tem muito espaço para crescer, considerando como um dos fatores o número de habitantes por carro."
Parte do investimento também foi dedicada à construção de um centro de reparação automotiva em Barueri, SP, usado para avaliar e fazer os reparos necessários dos veículos antes de vender, assim como serviços de funilaria e pintura. Cerca de 2 mil automóveis já foram comprados e inspecionados.
Após esse trabalho os veículos são certificados e possuem garantia de dois anos, com opção de devolução em até sete dias caso o comprador não goste do carro, com retorno de 100% do dinheiro. “Não existem letras pequenas neste ponto", disse o CEO.
Por enquanto esse centro automotivo realizará apenas as inspeções dos veículos que serão comercializados na plataforma, mas no futuro também servirá como um ponto de atendimento para os clientes. Até um hub de tecnologia poderá ser construído: "Isso impulsionará o nosso negócio aqui e o no mundo. Brasil tem experiência nessa área e poderá nos ajudar".
Para colocar sua operação em funcionamento a Kavak contratou cerca de quinhentos colaboradores e pretende dobrar esse número até dezembro. A plataforma online já está funcionando para os clientes interessados em comprar ou vender veículos. Financiamento online em parceria com bancos privados também está disponível aos compradores.
A meta da Kavak é vender 50 mil carros até o final de 2022 e comprar mais de 100 mil. Quem quiser comprar ou vender um carro com a Kavak pode acessar o site ou aplicativo e realizar todo o processo online. É possível finalizar a negociação em uma das lojas físicas também.
Esse mercado já possui empresas operando de forma parecida, mas, segundo Laughlin, não como a Kavak. O CEO citou como diferenciais a garantia de dois anos e uma série de outras soluções que serão implementadas para acompanhar o cliente em toda a jornada com o veículo. Dessa forma a empresa quer se diferenciar e consolidar-se como líder nesse segmento.
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