São Paulo – A Mercedes-Benz e a Liga Ventures finalizaram, em agosto, o processo de seleção para o seu programa de aceleração de startups. Quatro empresas, dentre as mais de duzentas inscritas, foram escolhidas para seguir no programa: Dersalis, Eagol, Rabbot e Plataforma Verde. Agora, durante os próximos quatro meses, discutirão qual será o foco de trabalho de cada projeto, usando como base a área de experiência de cada startup.
A parceria não é garantia de que haverá um projeto em quatro meses: tudo dependerá do trabalho da Mercedes-Benz com as startups para explorar ao máximo a solução que cada uma delas oferece e suas possíveis aplicações. A montadora entende que esse trabalho não acontece de forma isolada:
“O resultado desses quatro meses dará o tom para uma futura implementação ou não. Existem muitos caminhos a seguir a partir disso”, disse Cristiane Bulchi, gerente de governança e planejamento de projetos de TI e responsável por coordenar o projeto. “Já fizemos outros trabalhos com startups e conseguimos manter a maioria delas para criação dos projetos, e também contratamos a solução desenvolvida”.
A Desarlis trabalha há cinco anos estudando sinais vitais dos motoristas para entender o seu impacto nas operações. Com o uso de sua tecnologia é possível identificar sinais de cansaço e sonolência, prevendo possíveis riscos de acidente. A tecnologia também permite entender como a forma de conduzir daquele motorista impacta no consumo de combustível, segundo Lucas Tozetti, responsável pelo produto: "Já atendemos grandes empresas como a Petrobras, Shell, Raízen e Gerdau".
Bruno Pelikan, um dos fundadores da Rabbot, disse que sua empresa oferece a digitalização dos processos de empresas de logística, que atualmente são feitos em papel, Excel e até no aplicativo Whatsapp. Com essa especialização a Rabbot trabalhará junto com a montadora para encontrar uma solução que aprimore as operações de seus clientes.
A Plataforma Verde, uma startup criada para controlar a gestão de resíduos das empresas, utiliza sua tecnologia para digitalizar todo esse processo, aumentando a eficiência do trabalho e simplificando algumas áreas, tema que está em alta no mercado. Atualmente a empresa consegue ir além da gestão de resíduos, atacando cada área da linha de produção, para que ela seja cada vez mais limpa, trabalho diretamente ligado à gestão de resíduos. Esse será o foco com a Mercedes-Benz, segundo Raphael Guiger, seu CEO.
A Eagol criou uma solução capaz de identificar danos externos nos veículos por meio de fotos, serviço que tem forte demanda dentro de seguradoras, locadoras e frotistas, evitando possíveis fraudes ou danos que foram maquiados nos veículos. Segundo Paulo Moura, seu CEO, a startup já possui um projeto rodando dentro da Localiza.
Durante esse trabalho a Liga Ventures, parceira da Mercedes-Benz, também ajuda as startups no seu desenvolvimento como empresa, com foco no amadurecimento dos negócios.
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