São Paulo – Até o fim de 2024 a Citroën planeja conquistar 4% de participação no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, fatia quatro vezes superior à registrada no acumulado até outubro. Na Argentina a ideia é dobrar de tamanho, alcançando 7% das vendas, e manter participação superior a 3% no Chile. Em toda a América do Sul a meta é chegar a 4% do mercado.
As bases para esse avanço estão no plano Citroën 4 All, divulgado na sexta-feira, 12, por Vanessa Castanho, responsável pela marca na região. Serão três os lançamentos de veículos produzidos no Brasil ou Argentina, com o primeiro, o Novo C3, chegando ao mercado já nos primeiros meses de 2022. O foco são produtos dos segmentos B e C, complementando o portfólio com veículos importados, incluindo elétricos, como o utilitário Ë-Jumpy.
Castanho disse que a Citroën pretende manter “posicionamento mais acessível na região, trazendo a marca para o coração da gama do mercado”. Ao mesmo tempo investirá na rede, que crescerá dos atuais 123 para 175 pontos de venda antes da chegada do C3, e concentrará esforços “na qualidade do trabalho das equipes de venda e pós-vendas”.
“O Citroën 4 All está sustentado em quatro pilares: inovação acessível, marca confiável, marca cool e marca sustentável”, disse a executiva em transmissão pelo YouTube. “Usaremos a estrutura Stellantis, como os laboratórios e pista de testes, para dar suporte a nosso plano.”
Um dos objetivos da Citroën é ampliar a localização de peças e componentes, já começando pelo Novo C3, produzido em Porto Real, RJ, sobre a plataforma CMP, das mais avançadas do Grupo PSA antes da integração com a FCA. Outros dois modelos sobre esta plataforma comporão a família pensada e desenvolvida para a América do Sul, mas com toques globais.
A Citroën já teve, no passado, penetração de mercado bem superior aos 1,08% registrado neste janeiro a outubro. Perdeu terreno, como a Peugeot, nos últimos anos mas, nos últimos meses, já demonstra melhoria de desempenho: triplicou sua participação de mercado em 2021.
Segundo Edgard Alexandrino, diretor comercial da Citroën do Brasil, “o trabalho em parceria com a nossa rede de concessionários e as diversas ações comerciais realizadas ao longo dos meses estão impulsionando as vendas do nosso SUV C4 Cactus e dos nossos veículos comerciais, garantindo-lhes excelente desempenho esse ano”.
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