São Paulo – A Citroën e a Peugeot avançaram para o segmento de veículos utilitários elétricos com o lançamento do Ë-Jumpy e do e-Expert, respectivamente. A missão conjunta dos dois modelos, que já estão nas concessionárias por R$ 330 mil, é liderar o segmento dos utilitários elétricos no Brasil.
Para atingir essa meta o foco dos negócios estará no B2B, olhando para grandes frotistas que possuem agenda focada no meio ambiente. Também estão no radar pequenos e médios empresários, que podem se interessar pelos benefícios que esse veículo traz para o meio ambiente e para o custo de operação: os gastos para rodar são menores e o pacote total de revisões é 59% mais barato.
"Já temos algumas conversas em andamentos com empresas interessadas nos nossos utilitários elétricos", disse Edgard Alexandrino, diretor comercial da Citroën no Brasil. Ele também expôs o plano de inaugurar mais dez E-Center, concessionárias responsáveis por comercializar os modelos elétricos, até maio de 2022, para dar apoio ao crescimento projetado e para ampliar a capilaridade dessa rede, formada até agora por duas unidades, em São Paulo e no Rio de Janeiro, RJ.
Segundo Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América Latina, 10% das empresas de logística já investem e possuem opções verdes em suas frotas e 63% dos consumidores preferem companhias com fortes pautas ambientais, pontos que podem ajudar no avanço dos utilitários elétricos da montadora.
Ë-Jumpy e e-Expert compartilham a plataforma modular multienergia e possuem as mesmas especificações técnicas: bateria de 75 kWh que, dependendo da estação de recarga, recupera 80% de sua capacidade em 45 minutos. 100% carregada a bateria gera autonomia de até 330 quilômetros, em condições ideais de condução, segundo Citroën e Peugeot.
A Weg foi a empresa selecionada como parceira para comercializar e atender aos clientes com uma solução completa de carregadores, incluindo consultoria para entender qual a melhor opção para cada negócio. Durante o lançamento dos utilitários também foi anunciada uma nova opção de carregamento da Weg, uma estação de carga contínua que permite recargas mais rápidas.
Para distâncias mais longas o sistema multimídia, item opcional, possui tecnologia para identificar as estações mais próximas. As baterias possuem oito anos de garantia e serão descartadas corretamente ao fim de sua vida útil, projeto já desenhado pelas marcas.
Durante o processo de lançamento dos veículos elétricos as marcas criaram o E-Mobility, área interna dedicada a esse segmento, buscando parceiros e soluções que sejam interessantes para os negócios Stellantis.
Mais novidades – No caso da Peugeot o seu head para o Brasil, Felipe Daemon, confirmou dois lançamentos no ano que vem, sendo um veículo de passeio e outro que marcará a chegada Peugeot a um novo segmento de utilitários. A projeção do executivo é dobrar a participação de mercado da Peugeot em 2022, usando como base a do fim de 2021, que até outubro foi de 1,42%, com 23 mil vendas.
A Citroën também quer avançar no segmento eletrificado no Brasil nos próximos anos e estuda como fazer isso. Vanessa Castanho, head da marca para América do Sul, lembrou que para o ano que vem haverá um reforço de peso em seu portfólio com a chegada do novo C3.
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