São Paulo – O segmento de utilitários comerciais leves foi fundamental para que a Fiat reconquistasse, em 2021, a liderança do mercado brasileiro. A marca respondeu por quase metade das vendas, ou 188,6 mil unidades – a segunda colocada, Toyota, registrou 40,5 mil emplacamentos até novembro. Desde sua chegada ao Brasil a companhia dá especial atenção a este consumidor. Um dos principais ícones é o furgão Fiorino: mais de 2 milhões de unidades vendidas em três gerações, desde 1980, quando a primeira chegou ao mercado. É atualmente o mais vendido de sua categoria e vive bom momento, puxado pelo desenvolvimento do e-commerce, que aquece a demanda por utilitários deste tipo.
“Para o ano que vem, e os próximos, projetamos um crescimento de 10% nas vendas do segmento”, disse Herlander Zola, diretor de operações comerciais da Fiat na América Latina. “A intenção com a nova geração do Fiorino é, no mínimo, acompanhar o avanço.”
A quarta geração do Fiat Fiorino é montada sobre a plataforma do Uno, na dianteira, e da Strada, na parte traseira. Traz uma nova cara para o utilitário: grade frontal, capô, faróis e para-choques estreiam, assim como a nova identidade visual Fiat, que aparece pela primeira vez neste modelo. Por dentro foi ampliada a capacidade de porta-objetos – treze, contra nove da terceira geração – e aprimorado o sistema de ar-condicionado. A capacidade de carga segue de 650 kg.
O Fiorino traz o motor 1.4 EVO recalibrado e ajustado para atender às novas normas do Proconve L7. Diz a Fiat que o consumo de gasolina foi reduzido em 11,8% na comparação com a geração anterior, e que o de etanol ganhou 8,3% de melhora: “Gera economia de mais de R$ 1 mil por ano, diante dos preços atuais dos combustíveis”.
Itens de segurança como ESC, controle de tração e estabilidade, alerta de frenagem e assistente de partida em rampa integram o modelo. O catálogo foi simplificado: o Fiorino tem versão única, Endurance, por R$ 99 mil 990. Zola lembrou que a geração anterior ofertava duas versões: “A mais simples não tinha, basicamente, ar-condicionado, item que consideremos essencial hoje em dia. Como respondia por menos de 5% do mix foi retirada catálogo”.
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