São Paulo – Cresceu a intenção de compras dos usuários da Webmotors por veículos usados. A Pesquisa de Intenção de Compras 2022, divulgada pela plataforma de compra e venda de veículos, e pela Anfavea, na quarta-feira, 15, indicou que tanto os consumidores que já possuem como aqueles que ainda não têm automóvel em casa ampliaram a busca por modelos de segunda mão. E 95% dos entrevistados pretendem comprar um veículo no ano que vem.
Dentre os usuários que responderam à pesquisa e que já possuem um veículo 94% pretendem trocá-lo no ano que vem. Destes 85% estão atrás de um usado e 15% de um 0 KM – na última pesquisa estes índices eram 81% e 19%. Já daqueles que atualmente não possuem automóvel 97% pretendem adquirir em 2022. Destes, então, 93% buscam usados e 7% modelos 0 KM. Há um ano a proporção estava em 90%-10%.
“É uma situação até esperada, pela crise de oferta gerada por problemas logísticos, falta de contêineres, semicondutores. Isso foi muito divulgado e o público acaba indo para o mercado de seminovos”, disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea. “Não é exclusividade do Brasil: em outros mercados o segmento de usados está crescendo em função do momento que a indústria global está passando.”
A pesquisa confirmou, ainda, outros comportamentos do consumidor brasileiro. Dentre os que já possuem um veículo atualmente a busca por um SUV na troca cresceu: 41% dos que responderam à pesquisa indicaram preferência por utilitários esportivos. 30% projetam a compra de um sedã e 16% a de um hatch.
Os que responderam à pesquisa e que atualmente não possuem carro em casa apontaram preferência pelos hatches 39%, 32% pelos sedãs e 21% por SUVs. A inversão da tendência, segundo Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, se dá pelo perfil deste consumidor: na maior parte mais jovem, sem tanto dinheiro para desembolsar em modelos mais caros, como os SUVs, e acabam ficando na base do mercado.
Foto: Freepik.