São Paulo – Com 2 milhões 119 mil 554 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados no ano passado o mercado brasileiro registrou crescimento de 3% sobre o volume do ano anterior, apontaram dados divulgados pela Fenabrave na quinta-feira, 6, durante entrevista coletiva à imprensa na sua sede em São Paulo. Discriminados os segmentos apresentaram comportamentos distintos: crescimento em comerciais leves e caminhões e queda em automóveis e ônibus.
As razões foram justificadas pelo presidente José Maurício Andreta Júnior, que tomou posse em 1º de janeiro e foi oficialmente apresentado na quinta-feira: enquanto agronegócio e entregas urbanas puxaram os segmentos que cresceram, o de automóveis sofreu com a falta de peças e componentes e o de ônibus ainda sente os efeitos da pandemia da covid-19, que reduziu as operações de turismo, de fretamento e urbana.
As vendas de automóveis caíram 3,4% no ano, para 1 milhão 558 mil unidades. As de comerciais leves cresceram 24,2%, somando 416,5 mil veículos, e as de caminhões avançaram 42,8%, com 127,4 mil. Em ônibus o recuo foi de 2,5%, com 17,8 mil licenciamentos.
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