São Paulo – Após cinco anos a Fiat voltou a ser a marca mais vendida no mercado brasileiro de veículos leves. Em 2021 deixou a Chevrolet, da General Motors, para trás e reassumiu a liderança nas vendas, posto que deixou em 2016 justamente para a GM, após onze anos seguidos no topo do pódio. Em segundo lugar ficou a Volkswagen e em terceiro a GM.
É verdade que foi um ano atípico, em que a oferta das montadoras não atendeu à demanda e mexeu com as posições do ranking brasileiro. A própria Chevrolet registrou recuo de 28,5% nos seus licenciamentos, diante de um mercado em alta de 1,1%, porque manteve interrompida sua produção em Gravataí, RS, por cerca de quatro meses por causa da falta de semicondutores. A vice-líder, VW, também registrou queda nas vendas, de 7,8%, e conviveu com paradas na produção em todas as suas fábricas locais.
Mas nada tira os méritos da Fiat. Aproveitando-se dos espaços deixados pela concorrência e do bom desempenho de seu portfólio em renovação, a companhia de Betim, MG, cresceu 34% no ano passado e abriu diferença de cerca de 130 mil unidades para a segunda colocada. Isto sem os volumes de seu principal lançamento, o SUV Pulse, que começará a maturar no mercado exatamente este ano.
A Hyundai consolidou-se na quarta posição, sem a ameaça da Ford, que deixou o ranking ao abrir mão de sua produção local. A Toyota ficou na quinta colocação e a Jeep saltou um posto, fechando o ano em sexto. Quem perdeu uma posição foi a Renault, de forma consciente: seu planejamento, desde o início do ano passado, foi priorizar o lucro acima dos volumes.
Honda e Nissan mantiveram suas posições, com pouca oscilação em volume. Estreou no ranking a Caoa Chery, décima mais vendida: dobrou suas vendas e sua participação de mercado na comparação com 2020.
Veja o ranking:
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