São Paulo — Terá um grande desafio a linha 2023 do Yaris, cujas carrocerias hatch e sedã foram apresentadas pela Toyota na quinta-feira, 13, durante evento realizado de forma online: ocupar parte do espaço deixado pelo aposentado Etios, seu representante nos degraus de entrada e que não é mais vendido no País.
O Yaris, então, deverá atrair clientes que já possuíram um Etios e que desejam se manter na marca e, também, os que pretendem ter o seu primeiro Toyota. A expectativa da Toyota é a de que o veículo some 40 mil emplacamentos em 2022, crescimento de 19,2% sobre as 33 mil 562 unidades comercializadas no ano passado, considerando as duas versões de carroceria. A divisão de vendas será de 60% para o hatch e de 40% para o sedã.
Comercializado nas versões XL, XS e XSL a maior demanda deverá ser pela versão intermediária, que a empresa espera representar 50% das entregas no ano, com os outros 50% divididos pelas versões de entrada e topo de linha do Yaris. As três versões começarão a ser vendidas na sexta-feira, 14, e as primeiras entregas serão realizadas no período de dez a vinte dias.
Para cumprir a missão a Toyota renovou o visual dianteiro do Yaris, que chega com mudanças, principalmente, no para-choque, que foi redesenhado. As rodas também passaram por alterações, mas a traseira segue igual à da linha 2022. No interior algumas mudanças foram feitas para tornar o ambiente mais sofisticado e o kit multimídia, agora, é de série em todas as versões, com tela de 7 polegadas e capacidade de espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.
A segurança oferecida na linha 2023 também aumentou com a chegada de sete airbags de série e alerta sonoro de cinto de segurança para os passageiros do banco traseiro. Nas versões XS e XSL, intermediária e topo de linha, respectivamente, o Yaris também ganhou sistema de pré-colisão, que pode ajudar a reduzir o impacto em um possível acidente, e o alerta de mudança involuntária de faixa, que não corrige a direção do veículo mas avisa o motorista do movimento errado.
Produzido em Sorocaba, SP, em três turnos, o modelo terá motor 1.5 em todas as versões, abandonando o 1.3 na versão de entrada. O câmbio é automático CVT de sete velocidades em todas as versões, como já acontecia na linha anterior. Para atender às novas normas de emissões do Proconve L7 a Toyota realizou algumas recalibrações no motor 1.5, com foco maior na parte de emissões a frio.
O Yaris também cumprirá carreira de exportação, para Argentina, Colômbia e Uruguai, que consumirão até 20% do total produzido pela Toyota no ano. Segundo a empresa o foco maior de exportação está no Corolla Cross, mas a busca por novos mercados para outros produtos também é um trabalho diário.
Veja abaixo as versões e preços do Toyota Yaris 2023:
Yaris Hatchback XL
|
R$ 92 190,00
|
Yaris Hatchback XS
|
R$ 101 490,00
|
Yaris Hatchback XLS
|
R$ 112 690,00
|
Yaris Sedã XL
|
R$ 96 390,00
|
Yaris Sedã XS
|
R$ 104 990,00
|
Yaris Sedã XLS
|
R$ 116 990,00
|
Fotos: Divulgação.