São Paulo – Desde seu lançamento, em 2018, o C4 Cactus desempenha papel importante na retomada do crescimento da Citroën no mercado local. O SUV, que foi o Citroën mais vendido em 2019, seu primeiro ano cheio de vendas, em 2020 e em 2021, é desde o ano passado o único produzido e comercializado pela marca no Brasil, em Porto Real, RJ.
Em 2021 a Citroën comercializou 23 mil 351 unidades no Brasil, alta de 77% sobre 2020, ano fortemente afetado pela pandemia da covid-19. O C4 Cactus respondeu por 87,3% das vendas, 19 mil 552 emplacamentos, mais do que o dobro do ano anterior, o seu melhor desempenho em doze meses.
Como protagonista da marca nos últimos anos o SUV ajudou na recuperação de participação de mercado da Citroën, que caiu de 2015 a 2018, chegando a 0,82%, mas subiu para 1% em 2019 e para 1,18% em 2021, puxada pelo bom desempenho exatamente do C4 Cactus. Em 2020 a participação da empresa chegou a 0,69%, mas o ano foi de fábricas fechadas e de fraco desempenho de vendas por causa da pandemia.
Em 2022 o SUV ganhará companhia de peso em Porto Real: o novo C3 será lançado ainda no primeiro semestre. Com a nova geração do hatch, que terá uma pegada mais SUV, com o C4 Cactus e com a ofensiva dos veículos comerciais a expectativa é a de a Citroën continuar recuperando seu espaço no mercado brasileiro.
E as metas de expansão no Brasil são agressivas: quadruplicar sua participação de mercado, chegando a 4% do total vendido no País até o fim de 2024. Argentina e Chile também estão na mira: no mercado argentino a expectativa é chegar a 7% de participação, dobrando de tamanho, enquanto no Chile o foco será em manter sua fatia acima de 3%.
Conhecendo de perto o C4 Cactus – A reportagem da Agência AutoData testou no fim do ano passado o C4 Cactus. Foram cerca de 1 mil quilômetros rodados, sempre com etanol, e o computador de bordo apresentou um consumo médio de 9,5 km/l, lembrando que foi 70% rodado em rodovias e 30% no perímetro urbano.
O SUV passou pelas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Boituva, Atibaia, São Pedro e Águas de São Pedro, encarando os mais diferentes tipos de ruas, asfalto e até uma estrada leve de terra, e em todas as situações o C4 Cactus mostrou suspensão bem acertada, entregando conforto na medida certa para seus ocupantes.
Dentro das cidades o motor 1.6 THP de 173 cv de potência mostrou ótimo desempenho nas saídas e em situações em que precisou de um pouco mais de força para fazer uma ultrapassagem. O motor e o câmbio automático de seis marchas conversam bem e as trocas de marcha são suaves e no tempo certo.
Na estrada o bom desempenho se repete, atingindo facilmente as velocidades de 110 km/h ou 120 km/h, dependendo do limite da via. Na hora de uma ultrapassagem motor e câmbio respondem rapidamente. Em curvas e retas o modelo mostrou boa estabilidade.
O espaço interno para os ocupantes é bom para a categoria de SUVs compactos, sendo possível viajarem quatro pessoas com conforto. O porta-malas de 320 litros comportou toda a bagagem das viagens, mas deu um pouco de trabalho na hora de montar.
Tecnologia também é um ponto interessante do C4 Cactus, com seu kit multimídia que espelha smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, sempre utilizando o cabo, o que pode ser um ponto negativo para alguns, mas em longos trajetos é ótimo porque enquanto você utiliza o Waze, por exemplo, o seu celular não consome bateria e ainda carrega, chegando com quase 100% da bateria no destino final.
O ar-condicionado também é controlado pela central multimídia, eliminando alguns botões no painel. Alerta de colisão frontal e de mudança involuntária de faixa também fazem parte do pacote de itens ofertados na versão topo de linha, a Shine, vendida por R$ 135,6 mil, sem os pacotes opcionais.
Fotos: Divulgação.