São Paulo — A Aliança Renault Nissan Mitsubishi anunciou seu plano para avançar no mercado até 2030, com investimento de 23 bilhões de euros e foco no desenvolvimento de veículos elétricos, inteligentes e conectados. A intenção é lançar 35 novos modelos elétricos até lá, sendo que 90% desses veículos serão desenvolvidos e produzidos em cinco plataformas comuns. Dessa forma as empresas acreditam que será possível cobrir os principais mercados e regiões.
As plataformas que serão usadas daqui até 2030 já estão definidas, sendo a CMF-EV uma das mais importantes: por ser flexível ela carregará mais de quinze modelos diferentes, com ritmo de até 1,5 milhão de veículos por ano. A CMF-BEV será lançada em 2024 para ser uma plataforma compacta e a mais competitiva do mundo, sendo base para 250 mil veículos/ano.
A plataforma CMF-AEV também será usada, assim como a KEI-EV, para veículos ultracompactos e a LCV-EF para veículos de trabalho.
A Aliança aposta no segmento elétrico e trabalha para reduzir os custos das baterias. Para isto selecionará o mesmo fornecedor para Renault e Nissan nos principais mercado, em busca de uma escala maior que permita reduzir os preços em 50% até 2026 e em 65% até 2028.
Os novos veículos elétricos também serão conectados através da Alliance Cloud, na qual o grupo projeta que 25 milhões de carros estarão conectados e trocando dados até 2026. Atualmente 3 milhões já estão conectados.
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