São Paulo — “O Salão do Automóvel acabou.” Assim sentenciou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, durante coletiva de imprensa da entidade, referindo-se ao tradicional evento realizado desde 1960 e sob o nome de Salão do Automóvel de São Paulo. No entanto o principal acontecimento do setor, realizado bienalmente, não acabou na prática: ganhou nova roupagem, com direito a reformulação de identidade, da dinâmica da apresentação dos lançamentos, do espaço em que será realizado e do período do ano em que ocorrerá.
E montadoras já têm sinalizado interesse em fazer parte do evento deste ano. Sob o formato antigo, o salão teve sua última edição em 2018. Em 2020, ainda antes da pandemia, foi postergado para o ano seguinte, diante da desistência de diversas participantes após surgirem questionamentos sobre os custos e seu formato. E em 2021, por causa do cenário pandêmico, foi definitivamente cancelado.
A BMW é uma das empresas que já confirmou presença no São Paulo Motor Experience, como foi batizado pela RX – nova denominação da Reed Exhibitions –, sua organizadora. Segundo João Veloso, diretor de comunicação corporativa do grupo BMW no Brasil, a montadora nunca disse não para o salão, mas mudar o formato era necessário, assim como outros grandes eventos que passaram pelo mesmo processo: “Poder focar em experiência para o cliente amplia muito as ações que podem ser realizadas. Você mantém a proposta antiga, de expor os carros, os estandes, mas abre uma nova possibilidade, o que é muito importante para nós”.
Segundo o presidente da Anfavea o objetivo é tornar o evento mais participativo, inclusivo e acessível. O modelo realizado até então, em ambiente indoor e estático, é página virada. “Haverá test drive na pista, agendado por meio de aplicativo. O interessado escolherá o veículo que desejar, bastará consultar a agenda. E também terá uma pista de off road. Ao todo, serão 100 mil testes.”
O presidente da Anfavea afirmou ainda que haverá desfile de carros antigos e denominou o evento como espécie de “Lollapalooza do automóvel”, com inspiração em eventos que são referência para o setor no Exterior, como a CES Las Vegas, nos Estados Unidos, e o Salão de Munique, na Alemanha. O SP Motor Experience ocorrerá em agosto no Autódromo de Interlagos, conforme a Agência AutoData já havia antecipado.
A BMW aprovou a união da exposição de veículos junto com o espaço do autódromo para realização de test drive e outras ações com os clientes. Segundo Veloso, “tem tudo para ser um sucesso”. O novo local também permite que a capacidade de visitantes seja maior, o que é esperado com a mudança, porque no Expo São Paulo o limite de capacidade foi atingido nas duas últimas edições.
Moraes contou que o novo formato também quer ser neutro em emissões e terá redução no custo – ponto que a BMW aprovou. Veloso assinalou que a redução no valor de participação traz mais possibilidades para as montadoras, que poderão decidir se querem investir menos, focando apenas em ações para os clientes, gastar o mesmo valor do formato antigo ou até mais, dependendo da sua estratégia para o evento e das ações que pretende realizar.
A montadora lançará mais de 30 produtos em 2022, incluindo as marcas BMW, Mini e Motorrad, com as principais novidades programadas para participarem do evento. Perguntado se a fabricante guardará algum lançamento para o SP Motor Experience, o diretor disse que todas as ações ainda estão sendo discutidas.
A Volkswagen disse que ainda não definiu participação no evento, que ainda está “estudando o tema”. Na Stellantis o assunto “está em análise interna” e, portanto, ainda não há uma decisão. Moraes garantiu que a adesão das empresas associadas à Anfavea estão avançadas, mas não abriu nomes. A GM, porém, confirmou que estará fora desta edição.
Procurada, a RX enviou nota em que seu diretor de portfólio, Luiz Bellini, afirmou que ainda não poderia comentar pormenores do evento, como os dias de realização. “Mas posso garantir que estamos trabalhando num conceito único e inovador, marcado por experiência automotiva. Em breve terei boas novidades.”
Foto: Divulgação