Vice-presidente comercial Bruno Hohmann lamenta falta de disponibilidade de peças para vender mais
São Paulo – A Renault lamenta não dispor de mais peças em sua fábrica de veículos comerciais dentro do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR. Se tivesse, analisa seu vice-presidente comercial Bruno Hohmann, estaria melhor posicionada em um dos segmentos que melhor desempenhou no mercado brasileiro nos últimos anos, o de picapes. A Duster Oroch fechou o ano passado com média de 1 mil unidades vendidas/mês, volume que deverá subir somente um pouco em 2022, com a chegada de sua sucessora Oroch.
Não por falta de cliente, de acordo com o executivo: o problema é mesmo a limitação na produção, por falta de peças. Ele calcula que a faixa de mercado onde a Oroch competirá, situada do meio para cima das picapes compactas e na de entrada das picapes pequenas, tem potencial para 70 mil unidades/ano. “Não seria exagero projetar que a Oroch conseguiria 20% deste volume”.
Traduzindo para nossos leitores a Renault posicionou a Oroch para concorrer com as versões intermediárias e topo de linha da Fiat Strada, cabine dupla, e com as de entrada da Fiat Toro. Essas são suas principais concorrentes, ao menos enquanto não chega a Chevrolet Montana, prevista para 2023.
A Oroch chegou às concessionárias Renault na terça-feira, 12, em três versões: a Pro e a Intense, com motor 1.6 SCe aspirado e câmbio manual, por R$ 105,8 mil e R$ 111,3 mil, respectivamente, e a topo de linha Outsider, equipada com o motor TCe 1.3 turbo flex, importado, por R$ 137,1 mil. As duas primeiras atacarão a Strada, a topo de linha vai para cima da Toro.
Foram dois anos de desenvolvimento para atualizar a picape, que perdeu o Duster que antecedia seu nome – um novo posicionamento de marketing, mas muito guiado pelo próprio consumidor que sempre a chamou simplesmente de Oroch.
O para-choque dianteiro foi redesenhado, assim como a grade frontal, nova, e o farol de neblina. A picape recebeu ainda novo santantônio e rodas de liga leve, assim como novidades na parte interna, especialmente na questão de conectividade: o sistema multimídia de 8 polegadas se conecta com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e há, ainda, carregamento de smartphone por indução no console central.
Traz ainda, de série, controle de estabilidade, de tração, assistente de partida em rampa e sistema anti-capotamento, dentre outros sistemas de segurança. Com 2 m 829 de entreeixos transporta cinco passageiros na cabine e 680 kg na caçamba, que traz 1 m 175 de largura e 1 m 350 de profundidade.
Toda a linha sai de fábrica com o start-stop, que nas contas de Hohmann ajuda a economizar 5% de combustível. Argumento de venda bom para o cliente que, segundo o executivo, está muito concentrado em agricultores e empresários, que analisam o TCO na hora de adquirir seus veículos.