Strada e Toro somaram mais de 32 mil emplacamentos no trimestre
São Paulo — Com o avanço das picapes no mercado brasileiro as Fiat Strada e Toro estão ganhando cada vez mais espaço: juntas, somaram 32 mil 683 vendas de janeiro a março. Esse volume representou 41,3% das 79,1 mil unidades comercializadas pela Fiat no primeiro trimestre e garantiu lugar para as duas picapes no Top 10 do mercado brasileiro, com a Strada em primeiro lugar e a Toro na décima colocação.
A Strada, que ganhiu câmbio automático na versão cabine dupla, atende a diversos públicos, desde os que usam o veículo para trabalhar até os que procuram uma picape para uso diário. Com esses atributos foi o veículo mais vendido do Brasil no trimestre, 21 mil 693 unidades, cerca de 3 mil à frente do segundo colocado, o Hyundai HB20.
Na outra ponta do ranking dos automóveis e comerciais leves mais vendidos até março aparece a Toro, com 10 mil 990 unidades. Esse volume também garantiu o posto de segunda picape mais vendida do Brasil, atrás apenas da Strada.
A Toro, desde o seu lançamento em 2016, tem sido o grande trunfo da Fiat contra o avanço dos SUVs no mercado, segmento em que a marca ainda não operava, mas do qual conseguiu atrair parte dos clientes com sua picape produzida em Goiana, PE. A construção monobloco, igual à de um SUV, oferece uma condução parecida, ponto que pode agradar aos consumidores sem deixar de atender às demandas do público que utiliza a picape para trabalhar.
Com seu novo motor 1.3 turbo de 185 cv de potência a Toro anda bem, resolvendo o seu ponto maior ponto fraco, que era o fraco desempenho das versões flex. O consumo da antiga Toro era um ponto negativo, que segue quase igual: durante os 530 quilômetros rodados pela reportagem com a versão topo de linha, a Volcano, dos quais 450 na estrada, o computador de bordo apontou consumo médio de 7,5 km/l com etanol.
Por dentro a Toro ficou mais tecnológica com novo quadro de instrumentos digital e configurável e o kit multimídia com tela vertical sensível ao toque de 10,1 polegadas, que é opcional na versão topo de linha, equipado com wi-fi ofertado pela Tim e cobrado à parte e pacote de serviços conectados.
A picape também ganhou o alerta de mudança de faixa involuntária e oferece itens como faróis de LED com regulagem de altura, teto solar, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal e ar-condicionado digital e automático de duas zonas.
O acabamento interno, ainda que abuse do plástico rígido, transmite boa qualidade aparente e é bem montado, mas o uso de material emborrachado, soft touch ou um pouco mais de couro, seria bem vindo, principalmente nas versões mais caras.
Internamente o espaço é bom e a versão Volcano dispõe de ajustes elétricos do banco do motorista, incluindo ajuste de lombar. No banco traseiro viajam confortavelmente duas pessoas e a caçamba tem espaço de sobra para as bagagens.
Strada — A picape compacta da Fiat ganhou desde o ano passado a opção do câmbio CVT, para quem busca um pouco mais de conforto para o dia a dia, pois o público que compra picapes para lazer e uso diário está crescendo no Brasil.
O novo câmbio CVT simula sete marchas acoplado ao motor Firefly 1.3 de 107 cv de potência com etanol e 98 cv com gasolina e, juntos, mostram bom desempenho. Esse conjunto mecânico também oferece bom consumo: durante os 200 quilômetros rodados pela reportagem, dos quais 90% do trajeto no perímetro urbano, o computador de bordo apresentou média de 12 km/l utilizando gasolina.
Internamente a picape segue como um modelo compacto, sem muito espaço no banco traseiro. O acabamento interno utiliza plástico rígido na maior parte, apostando no acabamento diferente para parte das peças, com couro apenas no descanso de braço central, compartilhando componentes com outros modelos da marca.
Ainda assim a Fiat Strada fornece alguns itens interessantes em sua versão topo de linha, como o carregamento de smartphone por indução no console central e o espelhamento do celular no sistema multimídia sem o uso de cabo, o que não encontramos em muitos veículos maiores e mais caros.