São Paulo – Na quarta-feira, 13, a General Motors convocou os proprietários do Chevrolet Tracker, modelos 2020 a 2022 – ou seja, todos os produzidos em São Caetano do Sul, SP até 5 de abril –, a comparecer a uma concessionária para instalar proteção no isolador acústico do carpete e pré-tensionadores próximos à região inferior da coluna B. Diz o comunicado de recall que há risco de incêndio no acionamento do pré-tensionador em caso de colisão.
Não foi a primeira vez: há um ano os mesmos Tracker, produzidos até 8 de abril de 2021, foram convocados pela mesma razão. Havia risco de incêndio na região inferior da coluna B por fagulhas que poderiam ser geradas no acionamento dos pré-tensionadores e que, possivelmente, atingiriam o isolador acústico do carpete.
A convocação veio após a GM ser alertada pelo Latin NCap, que fez um crash test com um Tracker produzido em São Caetano do Sul após o primeiro recall. Não foi feita, portanto, a devida correção no equipamento. Em nota aos consumidores, divulgada um dia após a segunda convocação da GM, o órgão informou:
“O Latin NCap encontrou um risco de incêndio nos pretensores dos cintos de segurança da frente montados na base do pilar B em testes de laboratório do modelo Chevrolet Tracker em situações de colisão. O risco de incêndio ocorreu em situações de colisão em que os pretensores são ativados. Este mesmo evento tinha provocado um recall próprio da marca há mais de doze meses. A unidade utilizada pelo Latin NCAP para seus testes tinha incorporadas as alterações relativas a este recall”.
Mais: “O Latin NCap também observou, numa situação de impacto, a dificuldade de soltar a fivela do cinto de segurança do passageiro dianteiro usando os mecanismos usuais”.
O Latin NCap informou a reportagem que o processo de avaliação do Tracker foi suspenso até que o problema em questão seja resolvido.
A GM, em nota enviada para a Agência AutoData, afirmou que um acidente, sem vítimas, foi notificado no Brasil e que, por isto, convocou o segundo recall “dentro dos prazos da lei”.
O início dos atendimentos na Rede Chevrolet está previsto para 13 de maio. Desta vez o reparo demorará mais tempo: no recall de um ano atrás a companhia estimava 90 minutos para resolver a questão e, agora, o prazo subiu para 150 minutos.