Montadora pretende ofertar veículos elétricos e movidos a hidrogênio em todos os segmento em que atua
São Paulo — A Daimler Buses, divisão de ônibus da Mercedes-Benz, anunciou plano de oferecer até 2030 veículos neutros em CO2, movidos a bateria e a hidrogênio, em todos os segmentos de que participa. O foco inicial será na América Latina e na Europa.
No Brasil a empresa já anunciara, em 2021, a produção do chassi elétrico urbano eO500U, com 250 quilômetros de autonomia, em São Bernardo do Campo, SP. Durante evento transmitido via internet a partir de Mannheim, na Alemanha, a empresa confirmou as primeiras entregas do modelo até dezembro, para atender a cem encomendas já recebidas.
O eO500U também será responsável pelo avanço da Mercedes-Benz na América Latina por meio da sua exportação.
Na Europa a expansão do portfólio projeta o lançamento do ônibus urbano eCitaro movido a célula de combustível a partir de 2023. Ainda este ano a empresa também pretende lançar o eCitaro elétrico, com novas baterias e autonomia de até 280 quilômetros.
O avanço da companhia na Europa já tem planejamento mais definido do que na América Latina, pois por lá a projeção é comercializar apenas ônibus neutros em CO2 no segmento urbano até 2030 e outro avanço até 2039:
“Como fabricante e líder mundial em ônibus nossa ambição é clara: queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros”, disse Till Oberwörder, responsável pela Daimler Buses. “Dessa maneira passaremos a adotar planos de tecnologias de propulsão alternativas com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final desta década.”
Junto com o avanço de seu portfólio de veículos elétricos e movidos a célula de hidrogênio a companhia anunciou a expansão da sua oferta de serviços, que passará a oferecer a possibilidade de instalação de infraestrutura elétrica completa para os clientes.