São Paulo – A AGCO premiou, em encontro em formato híbrido realizado em 10 de maio, seus fornecedores com melhor desempenho na América do Sul em 2021. Estiveram presentes executivos da fabricante de máquinas agrícolas, que celebra 175 anos em 2022 e que controla as marcas Fendt, Massey Ferguson e Valtra, e das dez empresas premiadas.
O presidente e CEO da AGCO, Eric Hansotia, destacou a disposição da fabricante de se aproximar da cadeia: “Queremos trabalhar mais de perto com os fornecedores para compartilhar ideias inovadoras que construam um futuro mais sustentável”.
Nos últimos anos os investimentos na América do Sul foram de cerca de R$ 270 milhões em novas tecnologias, linhas de pintura e de montagem, fabricação, ferramentas e embalagens, com a geração de mais de 1,3 mil empregos na região, de acordo com o vice-presidente global de compras e materiais da Massey Ferguson e AGCO América do Sul, Carlo Martorano:
“Esses investimentos mostram que estamos nos preparando para o crescimento desse mercado, do nosso market share e das nossas exportações. De 2019 a 2022 dobramos o volume de produção em todas as linhas. O setor de máquinas, como toda a indústria, está sofrendo com faltas de componentes, como microprocessadores, componentes metálicos, hidráulicos, pneus e alguns itens fundidos, o que resulta em ajustes na programação de entrega de alguns produtos, porém estamos com recorde de pedidos e isso faz com que busquemos esse crescimento robusto nos próximos anos”.
Os planos mais robustos estão com a novata marca Fendt, introduzida no mercado local em 2019 e que já tem um crescimento acima do planejado, segundo o diretor comercial José Galli: “Teremos forte crescimento nos próximos anos por meio da expansão geográfica, seguindo do Cerrado para a Região Sul do Brasil e para outros países da América do Sul, e ainda expansão do nosso portfólio, que, além de tratores, colheitadeiras e plantadeiras, ampliará o nosso mercado de atuação com outros produtos a serem lançados nos próximos anos”.
Alexandre Assis, diretor comercial da Valtra, revelou planejamento de “triplicar as vendas até 2026, por meio do fortalecimento do nosso portfólio e expansão da marca para outros países da América do Sul. A Valtra entregou mais de 22 mil produtos nos últimos três anos e cresceu 33% em todo o portfólio”.
Veja os premiados:
Fornecedor do Ano – Metalúrgica Candeia
Prêmio Inovação e Colaboração – Plasolution
Prêmio de Desempenho de Qualidade e Entrega – Metalúrgica Hassmann
Prêmio Materiais Indiretos – Iscar do Brasil
Prêmio Pós-Venda – Rossini Murta
Melhor Fornecedor Argentino – Unionbat
Prêmio Prestador de Serviços Logísticos – DSV Global Transport and Logistics
Prêmio Diversidade e Inclusão – Coopercarga
Fornecedor Parceiro – MNG Indústria Metalúrgica
Fornecedor Parceiro – Shell