São Paulo – A Fiat ampliou ainda mais seu domínio no mercado brasileiro no resultado acumulado até maio, apesar da queda de 15% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado. A participação de mercado cresceu de 21,4% para 22,2% em um ano e as vendas superam, somados, os volumes do terceiro e quarto colocados no ranking, Toyota e Hyundai, respectivamente.
As duas marcas ficaram à frente da Volkswagen, que neste ano vem sendo a que mais sofre com a crise dos semicondutores. Suas vendas caíram pela metade e a participação para 6,4 pontos porcentuais. Em maio, porém, esboçou recuperação, com a terceira posição do ranking mensal e 13,9% das vendas do melhor mês do ano.
Também à frente da Volkswagen está a Chevrolet, da General Motors, que se recuperou de um período complicado, também afetado pela crise dos semicondutores, e assegurou a vice-liderança.
A novidade do ranking acumulado é a Peugeot, que com 87% de crescimento tirou a Caoa Chery da décima posição, ao registrar 2,4% de participação. Em décimo-primeiro a Caoa Chery conquistou 2,3% das vendas, com aumento de 31%.