Campinas, SP – A Fiat aproveitou o lançamento do Scudo para introduzir no Brasil a rede Professional, exclusiva para venda e pós-vendas de utilitários comerciais da marca. Serão 220 concessionárias Professional até agosto, quando começam as vendas oficiais do Scudo, mas a expectativa é de rápido crescimento.
Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat para a América do Sul, durante o lançamento do Scudo afirmou ter “certeza de que o veículo será um sucesso, terá volume de vendas e rapidamente atrairá o interesse de outros concessionários, aposto que dois meses após o lançamento a rede Professional estará perto de trezentos pontos”.
A Rede Professional, preparada com todo ferramental para atender a veículos comerciais, começou como projeto piloto em 2019, após o lançamento da Ducato, com previsão de durar um ano, chegando a vinte unidades nesse período, mas o processo foi interrompido pela pandemia da covid-19 em 2020.
O lançamento do Scudo, o aquecimento da demanda por esse tipo de veículo comercial leve em diversos segmentos e o recuo da pandemia permitiram que a Fiat retomasse o plano. O projeto agora segue até agosto com treinamentos e adaptações necessárias nas concessionárias que ainda não estão prontas.
Segundo Zola o valor que cada concessionária precisa investir para instalar a área Professional varia de R$ 100 mil a R$ 200 mil, dependendo do nível de equipamentos que ele possui para pós-vendas, além de estruturação e mudanças visuais, “mas esse valor se paga pouco meses após o investimento”. O tempo para adaptar a revenda e realizar os treinamentos necessários vai de 45 a 60 dias.
A capilaridade da rede Professional trará um grande diferencial competitivo para a Fiat com o Scudo, ponto chave para que a marca obtenha a liderança do segmento de vans. Nesse primeiro momento não está nos planos da Fiat o compartilhamento de sua rede para atender os veículos comerciais de outras marcas da Stellantis.