São Paulo – Depois de mais de € 2 bilhões investidos [desde 2018] na estrutura industrial de Trémery-Metz, da Stellantis na França, está próximo o início da produção de uma nova geração de powertrains para veículos elétricos e híbridos.
O CEO Carlos Tavares esteve por lá esta semana e destacou a importância das atualizações nas duas fábricas e as joint-ventures com empresas que já estão operando em conjunto com a fabricante multimarcas na produção de motores e transmissões para os futuros modelos eletrificados.
Com a Holding Nidec Leroy-Somer terá início, ainda este ano, a produção de motores elétricos na fábrica de Trémery, anteriormente sua maior fábrica de diesel e agora a primeira instalação da Stellantis a produzir motores elétricos. O Emotors M3 será o primeiro e-motor a ser lançado. Segundo as fabricantes apresentará um custo competitivo e um eficiente sistema de condução elétrico. Deverá estrear em um modelo BEV, ou 100% elétrico, da Stellantis até o fim deste ano.
E com a Punch Powertrain a joint-venture tem foco na futura geração de transmissões dual-clutch, eDCT, em Metz, também na França, a fábrica que é reconhecida por sua experiência na produção de caixas de transmissões. A expectativa é que a partir de Metz sejam produzidas aproximadamente 600 mil caixas de transmissão eDCT até 2024 para o portfólio de híbridos da Stellantis
Disse Carlos Tavares que “Trémery-Metz é um excelente exemplo de como estamos executando nossa transformação de manufatura, tanto na França quanto em nossas operações globais. Criamos agora uma nova cadeia de valor com parceiros confiáveis, incluindo cinco gigafábricas, para dar apoio à nossa estratégia global de baterias EV e impulsionar nossas metas”.