Piracicaba, SP – A área destinada à montagem de motores do complexo Hyundai em Piracicaba, SP, onde são produzidos os modelos HB20, HB20S e Creta, já produz o propulsor 1.0 aspirado usado nas versões de entrada do hatch, automóvel mais vendido do mercado brasileiro em 2022. A operação ainda está em ramp up e a ideia é que o motor nacional, que segundo a Hyundai tem alguns componentes adquiridos de fornecedores locais, como o bloco fundido, ajude a abastecer a gama dos HB20 1.0 aspirado, as versões mais vendidas do mix.
Não será todo o volume: seguirão vindo motores prontos importados. A empresa não revela, também, a capacidade produtiva da unidade, que deverá ter sua inauguração formal nos próximos meses.
O primeiro passo, segundo AutoData apurou com porta-voz da empresa, é a introdução do motor 1.0 aspirado mas não há impeditivos que outros motores, como o TGDI, sejam montados ali. Por enquanto, porém, a ideia é maturar a nova unidade de motores, que recebeu cerca de R$ 350 milhões em investimento, valor não confirmado pela empresa.
A fábrica de veículos recebeu, também, parte dos R$ 200 milhões em investimento para atualizar a família HB20. Tecnologias da Indústria 4.0, como robôs colaborativos e impressoras 3D, foram adicionadas às linhas, que possuem alto grau de automatização. A unidade emprega 2,8 mil trabalhadores em seus três turnos.
Mercado – Assim como concorrentes e entidades do setor a Hyundai ajustou sua expectativa de vendas para o mercado, agora de 1 milhão 850 mil veículos leves, abaixo dos 1 milhão 975 mil comercializados no ano passado. Rodolfo Stopa, diretor adjunto de planejamento de produto e inteligência de mercado, disse que as vendas da marca, porém, devem se manter.
“Mas tudo depende do fornecimento de componentes”, disse, citando como exemplo dificuldades em semicondutores, painel e chaves, dentre outros. “Hoje a fábrica está operando normalmente e não há previsão de paradas, mas tudo está muito dinâmico.”