Primeiro a chegar, Bolt EV 2022 está mais bonito, confortável e com melhor desempenho
Indaiatuba, SP – O novo Chevrolet Bolt EV 2022 que começa a ser entregue em setembro e foi reestilizado por fora e por dentro não será o líder de vendas dentre os modelos eletrificados no Brasil tampouco dará contribuição relevante para o propósito principal desses veículos, que é acabar com as emissões automotivas de CO2. No entanto, o Bolt abre um novo capítulo e será o primeiro da ofensiva EV da GM, com 30 modelos globais até 2025 e três já confirmados para o Brasil. Ano que vem chega a versão SUV, o Bolt EUV. Nos primeiros meses de 2024 será importada uma totalmente nova Blazer EV e o Equinox, 100% eletrificado, provavelmente até o fim daquele ano.
“Queremos induzir e liderar as experiências positivas com os veículos elétricos. Neste momento o Bolt tem essa missão, pois sabemos que existem muitos consumidores interessados. O volume que importarmos, venderemos rapidamente”.
É o que acredita Marina Willisch, vice-presidente da General Motors para a América do Sul, que está bastante confiante na estratégia de eletrificação da companhia e, principalmente, no desempenho do Bolt e desta nova família EV que desembarca no País nos próximos dois anos.
O modelo que já está por aqui oferece algumas coisas bem interessantes como uma autonomia de até 459 quilômetros e, pela primeira vez, a opção do cliente adquirir um wallbox, a estação de carregamento residencial. “O silêncio e o fim das vibrações a bordo, o torque instantâneo e a autonomia para fazer boa parte das viagens para a praia e para o interior, além de rodar praticamente a semana inteira na cidade sem precisar abastecer, são atributos imbatíveis dos veículos elétricos”.
O primeiro lote de 90 unidades do Bolt EV já está disponível para encomendas com preço fixado a R$ 329 mil. Os primeiros 40 pedidos levam de graça o Home Charge Pulsar Plus com potência de 7,4kVA até 22kVA. Cada hora de recarga em potência 7,4kVA adiciona autonomia de 40 km ao veículo, segundo a GM. Mas o preço será de R$ 7 a R$ 8 mil dependendo da tributação específica para o wallbox em cada Estado. Sua instalação, que fica à cargo do cliente, tem custo de R$ 3 mil a R$ 4,5 mil.
A GM é a a única das tradicionais fabricantes que estabeleceu a eletrificação pura como um dos seus pilares – zero emissões, zero acidentes e zero congestionamentos. Para o consumidor brasileiro o Bolt EV é a primeira experiência dessa estratégia. Por isso sua versão 2022 trouxe algo que é importante para o cliente aqui: um visual atraente, interessante sobretudo na dianteira, com os faróis full led e a ausência de uma grade. E um interior bem-acabado, com ótima ergonomia principalmente com a ausência da alavanca de acionamento das marchas à frente e ré, facilidade de manuseio de todos os equipamentos além de um porta-malas com 380 litros de capacidade.
O ambiente a bordo não é algo futurista, mas o painel digital do motorista promove a extinção de algumas coisas bem tradicionais, como a informação da rotação do motor. Apresenta agora apenas o básico, como a quantidade de energia utilizada ou regenerada dependendo da força no acelerador, as informações da sua viagem, a autonomia ainda disponível nas baterias. Além da velocidade, é claro.
Mas a tela de 10,2 polegadas traz um sistema MyLink atualizado e a conectividade que os usuários dos smartphones adoram: wi-fi a bordo, Spotify e Alexa instalados além de Android Auto e Apple Car Play, que possibilitam espelhar o aparelho na tela.
Acelerar o Bolt EV pela primeira vez no Campo de Provas da GM em Indaiatuba, SP, foi uma experiência interessante porque as pistas escolhidas eram as com a pior pavimento do complexo, reproduzindo as condições encontradas nas ruas e estradas brasileiras. Realmente a ausência de ruído é algo curioso em um primeiro momento, mas que agrada ao longo da jornada.
O torque instantâneo é um ótimo argumento dos carros elétricos, pois permitirá ao motorista tornar mais ágil e segura as manobras de ultrapassagem no trânsito urbano e na estrada. As baterias instaladas no assoalho também contribuem para maior segurança nessas condições de piso irregular, manobras mais radicais e em curvas, porque deixam o centro de gravidade mais baixo, passando a sensação que o veículo está sempre grudado no chão.
O Bolt EV tem 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgm, suficientes para levar o carro 100% elétrico da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Ele tem duas configurações interessantes e exclusivas dos modelos eletrificados. Um sistema regenerativo dos freios acionado por um botão atrás do volante e o modo de condução One Pedal, que freia o veículo para alimentar a bateria toda a vez que o motorista tira o pé do acelerador.
Como a proposta é de um veículo premium o Bolt traz todos os equipamentos dessa categoria, como o controle de cruzeiro adaptativo, dez airbags, assistente de estacionamento com visão 360 graus e câmeras de alta definição, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem automática de emergência, dentre outros itens. O perfil do cliente brasileiro, assim como o mercado dos veículos elétricos vem se transformando. Primeiramente eram os entusiastas pela tecnologia e os que podem pagar o preço por causa da sustentabilidade que acessavam esses produtos. A GM diz que o design e o desempenho sempre serão atributos importantes para o cliente por aqui. E essa nova geração do Bolt EV, dessa vez, entrega tudo isso.