São Paulo – A pedido de um cliente da área de mineração, que buscava uma forma de trocar o pneu sem entrar na parte de baixo do veículo para colocar o macaco que ergue o modelo, a JSL desenvolveu um acessório que torna a operação mais rápida e segura. Por enquanto é compatível com as picapes Nissan Frontier, Toyota Hilux e Chevrolet S10.
O extensor de macaco, como foi chamada a solução, foi desenvolvido em parceria com a Emec. Ele também amplia a base de contato com o solo, outro pedido para tornar a operação mais segura em terrenos irregulares. Após dois meses de trabalho o equipamento já está com o cliente e poderá ser usado quando houver a necessidade de trocar um pneu:
“É uma solução relativamente simples, mas muito funcional e que atende bem à demanda de nosso cliente”, disse Fábio Bertollo, diretor executivo de operações da JSL. “Ele faz o trabalho igual ao macaco jacaré, mas é mais leve e possui custo bem menor.”
O equipamento foi produzido pela Emec em pequeno volume para atender essa demanda inicial e poderá ser usado por outros clientes que operam em segmentos, como mineração e florestal. Bertollo disse que esse o projeto foi considerado internamente como uma boa prática e, sendo assim, o conceito estará disponível para atender a outras empresas.
De outros segmentos o diretor não acredita que haverá demanda, assim como das próprias montadoras, que precisariam de escala para produzir o equipamento e ofertar como acessório.