Hannover, Alemanha – Cada fabricante de veículos tem buscado caminhos diferentes para atingir objetivos comuns na eletrificação e na gestão das operações das diversas demandas do cliente. A Iveco escolheu duas vias: parcerias e desenvolvimento próprio de plataformas e soluções das mais diversas.
“Ninguém cria nada sozinho. Por isso fizemos diversas parcerias em algumas áreas. E também estamos gestando, dentro da Iveco, soluções incríveis para o cliente” contou Márcio Querichelli, da Iveco América do Sul, em conversa com jornalistas brasileiros no IAA, feira internacional de transporte que ocorre em Hannover, Alemanha.
Os primeiros resultados da maior parceria está em exibição no estande Iveco: um utilitário Daily com sistema de célula de combustível da Hyundai. É a primeira vez que o eDaily, equipado com sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW e motor elétrico de 140 kW é apresentado.
Trata-se de um protótipo com seis tanques com capacidade combinada de armazenamento de 12 kg de hidrogênio. O veículo tem peso bruto de 7,2 toneladas e carga útil de 3 toneladas com autonomia de 350 quilômetros. O tempo de reabastecimento dos tanques é de 15 minutos, segundo a Iveco.
Mesmo ainda distante da oferta comercial na Europa esta parceria com a Hyundai pode ter implicações no Brasil. Querichelli disse que mantém conversas com Ken Ramirez, presidente da empresa coreana na região, para observar outras possibilidades de sinergia: “É apenas o embrião de um diálogo que pode evoluir no futuro. Mas são essas oportunidades de contato que uma parceria nos oferece”.
Além da célula de combustível a Iveco lançou no IAA a eDaily BEV, sigla em inglês para elétrico com a energia armazenada em baterias. Não exatamente para este produto, neste momento, mas para equipar seus ônibus elétricos a Iveco firmou parceria com a Microvast, do Texas, Estados Unidos, que fornecerá todas as baterias para o urbano E-Way, também presente no IAA.
Dentro de casa a fabricante trabalha com o objetivo de oferecer soluções inovadoras aos seus clientes. E no IAA foi apresentado o GATE, Green & Advanced Transport Ecosystem, nova empresa ou startup do grupo que atuará como uma fintech e tansporttech oferecendo um modelo de aluguel com tudo incluído e pay-per-use para caminhões e vans elétricos. Começa a operar em 2023 na Europa.
O compromisso é que até 2040 atinja a tão almejada neutralidade das emissões de CO2 e construa uma participação relevante nos segmentos em que atua.
“O Grupo Iveco está em movimento e teremos um papel importante na definição do futuro da mobilidade”, disse o CEO Gerrit Marx.