São Paulo – O segmento de ônibus, o mais afetado desde o início da pandemia da covid-19, tem se recuperado mês a mês durante 2022. Até setembro somou 23,8 mil unidades produzidas, expansão de 63,6% sobre o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados divulgados pela Anfavea na sexta-feira, 7:
“O resultado acumulado merece destaque, impulsionado pelo Caminho da Escola”, disse o vice-presidente Gustavo Bonini, “mas também pelos demais segmentos que estão se recuperando e consumindo um número maior de veículos”.
Em setembro a produção chegou a 3,8 mil unidades, crescimento de 217,1% sobre o mesmo mês do ano passado e de 6,6% na comparação com agosto, que teve um dia útil a mais. A expectativa da Anfavea é de que esse bom volume de produção gere efeito positivo nas vendas dos próximos meses.
As vendas acumuladas no ano somaram 11,9 mil unidades, crescimento de 8,8% com relação a 2021. Em setembro foram comercializados 1,6 mil ônibus, avanço de 92% na comparação com igual mês do ano passado e recuo de 4,2% com relação a agosto, que não teve feriado e que contou com um dia útil a mais.
Separando por segmento o programa Caminho da Escola segue representando o maior volume das vendas, com 39%, urbanos 26%, micro-ônibus 15%, rodoviários 10%, miniônibus 6% e fretamentos 4%.
As exportações somaram 4 mil veículos até setembro, volume 39% maior do que o do ano passado. Em setembro foram exportadas 609 unidades, avanço de 146,6% ante igual mês de 2021 e recuo de 10,6% com relação a agosto.