Memória Nissan expõe cinco carros importantes em área da fábrica de motores em Resende
Resende, RJ – Uma área na unidade que produz os motores 1.6 16V que equipam o Kicks em Resende, RJ, foi reservada para preservar a história ainda recente, de 22 anos, da Nissan no Brasil. Ali estão expostos, por enquanto, cinco carros importantes deste período, o início de um espaço já batizado de Memória Nissan.
O primeiro March produzido em Resende, assim como o primeiro e último Versa, estão acompanhados de um Kicks, este mexicano mas que foi usado durante os Jogos Olímpicos de 2016, competição que a Nissan patrocinou, e nas gravações do comercial do SUV, de um March versão especial Rio 2016, de um exemplar da tocha olímpica que percorreu o Brasil e esteve na fábrica sul-fluminense e de um motor 1.0 de três cilindros, que equipou March e Versa.
Falta ainda muita coisa, especialmente da primeira fase da Nissan, ainda como uma unidade no Complexo Ayrton Senna da Renault, em São José dos Pinhais, PR, quando produziu Frontier, X-Terra, Livina e Grand Livina. Ou um Kicks, que ainda não é história porque segue ali produzido, em Resende.
Mas segundo o diretor de comunicação corporativa, Rogério Louro, um dos criadores e incentivadores do espaço, é um primeiro passo para algo ainda maior: “O importante é começar, reunir tudo em um espaço. Agora buscaremos ampliar a exposição”.
A cereja do bolo foi uma descoberta da subsidiária brasileira, ainda em fase de confirmação pela matriz no Japão: o primeiro Nissan montado no Brasil, em 1955 e 1956, em São Bernardo do Campo, SP. É o utilitário Nissan Patrol, citado pela imprensa da época como o “veículo rural 40% nacional” por causa de seu índice de nacionalização, e o “primeiro veículos nipo-brasileiro”, montado pela Varam Motores, que também montava veículos de outras marcas.
Segundo a Nissan encontrou em arquivos e na imprensa a cerimônia de início da produção na Varam, em janeiro de 1955, contou com a presença do cônsul-geral do Japão, Kho Chiba, e do comendador Varam Keutendjian, proprietário da empresa.
O Patrol era equipado com motor 3,7 litros de seis cilindros a gasolina, transmissão manual de quatro velocidades e tração nas quatro rodas. No Japão o Patrol surgiu em 1951, também conhecido por Série 4W. Foi o primeiro carro a subir os 2,5 mil metros do Monte Fuji.
No Brasil, segundo a Nissan, foram vendidas cerca de quatrocentas unidades. Uma delas está exposta no Memória Nissan, não de forma fixa, mas para celebrar sua inauguração.
Antes do Patrol outros 35 caminhões Nissan 180 foram vendidos no Brasil em 1950 e 1951 pela Mário Barros de Amaral S/A, trazidos em CKD e montados aqui, de acordo com a companhia.