São Paulo – A Stellantis anunciou o encerramento de produção de motores E.torQ em sua fábrica de Campo Largo, PR. A unidade emprega cerca de duzentos colaboradores que poderão ser transferidos para outras fábricas do grupo ou terão ajuda da companhia para se recolocar no mercado.
A fábrica, originalmente da Tritec, construída a partir de joint-venture da BMW com a Chrysler na década de 1990, está à venda, de acordo com a Stellantis: se surgirem interessados haverá negociação. Em 2008 a Fiat comprou a fábrica de motores, já inoperante, da Chrysler e da BMW – e curiosamente, anos depois, juntou-se à própria Chrysler para formar a FCA.
A fábrica é a primeira a deixar de produzir após a fusão da FCA com a PSA e da criação da Stellantis. Segundo a companhia a decisão segue o planejamento global de neutralizar globalmente suas emissões até 2038: para isso a Stellantis investirá na produção de motores mais modernos e eficientes, como os das famílias que saem das linhas de Betim, MG, e equipam veículos Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.