Indaiatuba, SP – Ao desembarcar no Brasil a Great Wall Motor prometeu romper com paradigmas e trazer inovações ao mercado. Sua operação comercial é um exemplo: todas as vendas serão faturadas diretamente pela companhia, que encarregará ao concessionário, que chama de parceiro, a entrega ao cliente – com uma “generosa” comissão, segundo seu CCO Oswaldo Ramos.
Por esta razão pode também fixar um preço único para seus modelos. Acabou o desconto do vendedor, a pechincha do comprador e as distorções promovidas pelos ICMS distintos em cada Estado: os R$ 209 mil pedidos pelo Haval H6, seu modelo híbrido e de entrada deste início de portfólio local, serão os R$ 209 mil praticados na venda final.
O H6 PHEV, híbrido plug-in, custa R$ 269 mil. O H6 GT PHEV, R$ 299 mil. Ao menos até 31 de março.
Todos os modelos podem ser encomendados no Mercado Livre, com entrada de R$ 9 mil. Aqueles que compraram na pré-venda, no mês passado, terão prioridade de entrega, agendada para o início de abril.
Ramos disse que de início todos os modelos serão faturados no Espírito Santo, onde desembarcarão os navios com H6 provenientes da China. Mais adiante estes modelos serão faturados em Estados onde serão construídos centros de distribuição da GWM, responsáveis por abastecer a rede de concessionários.
“Se um cliente de Manaus comprar um carro no Mercado Livre o revendedor daquela região será o responsável pela entrega e receberá sua comissão da mesma forma que se ele comercializar o modelo em sua loja. E em ambos os casos o modelo será faturado pela GWM”.
O CCO disse que para chegar a este preço final foi feita uma equação com média de tributos e frete e expectativa de vendas em cada Estado. Por não faturar o carro à concessionária a transação já traz economia de alguns impostos. “E o concessionário não precisa arcar com o custo de estoque”.
O planejamento não usual foi bem aceito pela rede, segundo o executivo. “Recebemos inscrição de mais de duzentos grupos. Selecionamos 120 para conversar e quem não concordou com nossos termos deu lugar a outro”.
Nesta primeira fase a GWM nomeou 28 grupos para operar cinquenta pontos de vendas e serviços. Todos os carros vendidos serão entregues na casa do comprador, que também terá serviço de leva-e-traz para as revisões – e as duas primeiras serão gratuitas.