São Paulo – A produção de chassis de ônibus recuou 26,6% de janeiro a maio ante igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Anfavea na terça-feira, 6, durante entrevista coletiva à imprensa online. No acumulado do ano a indústria entregou 7,6 mil chassis de ônibus, volume afetado pela chegada do Euro 6, que elevou consideravelmente os preços dos veículos.
Em maio a produção chegou a 1,9 mil unidades, retração de 35,4% com relação a maio do ano passado e crescimento de 19,6% sobre abril, mês que teve seu ritmo afetado por causa dos feriados, que reduziram os dias úteis.
As vendas seguiram caminho contrário da produção. Isto porque o mercado foi abastecido por veículos Euro 5, como permitia a regulamentação do Proconve, pois foram produzidos em alto ritmo no fim do primeiro semestre do ano passado, levaram mais alguns meses para serem encarroçados e este ano começaram a refletir nos emplacamentos. No acumulado o crescimento nas vendas foi de 61,7% ante 2022, com 9,5 mil chassis entregues. Em maio a demanda foi de 1,9 mil, crescimento de 31,9% sobre maio do ano passado e de 36,3% na comparação com abril.
Para tornar esse cenário mais claro a Anfavea divulga mensalmente qual o porcentual de veículos Euro 6, produzidos em 2023, no total comercializado no ano. Até maio os ônibus Euro 6 representaram apenas 6,5% da demanda.
As exportações no ano somaram 1,6 mil unidades, queda de 7,8% na comparação com os cinco primeiros meses de 2022. Em maio as exportações chegaram a 424 chassis, alta de 0,2% ante maio do ano passado e de 26,9% na comparação com abril.