São Paulo – Depois dobrar seu volume de exportações nos últimos três anos a Forbal Automotive, empresa nacional instalada em Flores da Cunha, RS, que produz componentes para diversos segmentos da indústria automotiva, trabalha para continuar crescendo no Exterior. A meta é dobrar a participação das vendas externas no faturamento da empresa, saindo de 10% para 20% até 2025.
Giuliano Santos, presidente da Forbal, concedeu entrevista exclusiva à Agência AutoData. Segundo ele uma das grandes apostas é o mercado estadunidense: a empresa estuda estabelecer escritório com capacidade de armazenamento de componentes para pronto atendimento dos clientes localizados na região. O plano está na fase de buscar qual seria o melhor estado para instalar a unidade e atender às montadoras locais:
“O foco será na indústria automotiva, que é o nosso grande mercado. Algumas empresas já estão conversando conosco para que tenhamos nossos produtos disponíveis para pronta entrega para eles. O mercado de veículos pesados nos Estados Unidos é gigante e uma pequena fatia já será muito importante para a Forbal.”
O executivo disse que os clientes querem os produtos para pronta entrega, recebendo a cada dois dias, sem precisar manter um estoque. Portanto, uma unidade no país é importante para a estratégia da Forbal.
Outros mercados também têm sido observados, assim como novos clientes, como os países africanos. Representantes da empresa agendaram visita à África em outubro e esperam voltar com negócios fechados – as primeiras conversas começaram em 2022 no IAA, na Alemanha. Rodadas de negociações no Peru e na República Dominicana também estão previstas para este ano.
No Brasil a empresa tem somado bons resultados, registrando de janeiro a junho o seu melhor primeiro semestre, com crescimento de 15% na comparação com 2022, expansão puxada por novos negócios com novos clientes. Sabendo que vive um momento bem diferente da maior parte das empresas do setor automotivo, Santos avalia o segundo semestre como difícil de prever, mas espera manter o crescimento conquistado até agora.
Forbal Defense – A Forbal viu boas oportunidades de negócios no mercado estadunidense após participar de um grande evento do mercado de defesa naquele país em 2022. Criou, então uma nova divisão focada no segmento.
Santos disse que este setor é bastante aquecido e profissional e tem demanda por parte dos componentes produzidos pela empresa no Brasil. A Forbal produz no Brasil uma série de componentes tubulares, usinados e de forjaria, atendendo também a projetos específicos de montadoras.