São Paulo – Até o fim do ano a Nissan divulgará seu planejamento para a América Latina para os próximos cinco anos, promessa de Guy Rodriguez, responsável na Nissan por todas as divisões da região – México, América do Sul e NIBU, Nissan Importers Business Unit – durante o 5º Congresso Latino-americano de Negócios do Setor Automotivo. Embora não tenha entrado em pormenores ele reforçou que a ideia é expandir a quantidade, e o volume, de modelos produzidos localmente.
“91% dos 280 mil veículos vendidos no ano passado na região foram produzidos em uma das fábricas do México, Brasil ou Argentina. Ampliaremos a produção na região.”
Na fábrica de Resende, RJ, o único modelo produzido é o Kicks. De Córdoba, Argentina, sai a picape Frontier, fábrica em parceria com a Renault, sua companheira de Aliança. Do México, para o Brasil, são produzidos os sedãs Versa e Sentra.
Um dos modelos que chegará à região será a nova picape, já anunciada globalmente. Em breve os brasileiros receberão, também, um modelo com a tecnologia e-Power, já disponível na Argentina e no Chile com o X-Trail importado da Europa.
Desde junho Rodriguez ficou responsável por toda a região, movimento definido pela matriz para tornar mais integrado o trabalho para a América Latina. Sob seu guarda-chuva estão cinco fábricas, setecentos concessionários e 19 mil empregados, mesmo número de trabalhadores que a Nissan mantém nos Estados Unidos.
“Produzimos no ano passado 440 mil veículos. Um terço das vendas nas Américas fica nos países da América Latina, onde fechamos com 6,4% de participação e a liderança no México.”
A companhia procede investimento de US$ 250 milhões em Resende, para modernizá-la e prepará-la para produzir novos modelos. A expectativa, portanto, é a de que boa parte das informações seja divulgada até o fim do ano e a Nissan trilhe seu caminho para o crescimento no mercado brasileiro, onde, hoje, detém 3,3% de participação nas vendas.