São Paulo – As equipes de pesquisa, desenvolvimento e inovação das marcas da Frasle Mobility uniram-se com o objetivo de encontrar soluções para a frota de viaturas do Exército Brasileiro Leopard 1A5 BR, de origem alemã. O desafio era nacionalizar componentes necessários para a sua manutenção. Profissionais da Fras-le, da Fremax e da Controil, assim, trabalharam em discos e pastilhas para o sistema de freios e em anéis retentores para cubos de roda e almofadas das lagartas – que são as esteiras que fazem rodar os tanques.
Segundo o diretor de engenharia e vendas OEM da Frasle Mobility, Alexandre Casaril, a escolha das matérias-primas e do design das peças considerou as especificidades e serviu também para agregar novos processos de fabricação ao dia a dia das empresas, principalmente nos componentes de frenagem:
“Passamos a adotar o processo de sinterização, em que damos forma às peças por meio da prensagem de alta pressão a frio e densificação em forno com atmosfera controlada, que é uma tecnologia diferente do que usamos em produtos rodoviários comerciais, no qual o processo de prensagem da pastilha é por temperatura”.
No futuro a habilitação a um novo processo de fabricação de componentes pode, por exemplo, gerar outras aplicações comerciais, como em linhas de peças para motocicletas. O desenvolvimento do projeto, que se estendeu por mais de um ano e meio, teve a participação de pesquisadores da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, e a validação dos protótipos contou com apoio do CTR, Centro Tecnológico Randon.