São Paulo – A Vibra passou a entregar aos seus postos de combustível a nova gasolina Petrobras Podium carbono neutro, que diz ter todas suas emissões totalmente zeradas. De acordo com a empresa os gases de efeito estufa gerados no ciclo de vida do combustível, da sua origem ao uso, serão compensados por meio de créditos de carbono criados por ações de preservação florestal de biomas naturais pela Petrobras.
A Petrobras diz ter mensurado todos os gases emitidos no ciclo de vida do produto, do berço à roda, incluindo as emissões de fontes diretas e indiretas. Segundo afirmou a Vibra, em nota, “embora o combustível seja fóssil e, portanto, emita gases de efeito estufa durante sua produção e uso, as emissões são compensadas antes da venda ao consumidor. O usuário final comprará uma gasolina neutra em carbono, abastecerá, rodará com seu veículo e as emissões geradas já terão sido compensadas”.
Maurício Tolmasquim, diretor de transição energética e sustentabilidade da Petrobras, disse que a companhia já reduziu em 40% suas emissões desde 2015.
“Além disso anunciamos, recentemente, a intenção de ampliar investimentos em renováveis e soluções de baixo carbono. A aquisição de créditos de carbono é complementar e permite ofertar produtos mais sustentáveis, enquanto apoiamos a descarbonização no Brasil.”