São Paulo – A WIR Automotiva foi incorporada pelo Grupo Carrera, que representa marcas como Chevrolet, GWM, Nissan, Renault, Volkswagen e Bajaj. A partir deste mês os portfólios serão compartilhados e os processos operacionais reunidos.
Embora o valor da transação não tenha sido divulgado o diretor comercial e de marketing da WIR Automotiva, Cassiano Braccialli, afirmou que o maior ganho da operação para a empresa localizada em Santa Catarina, que existe há dois anos – até então pertencente ao mesmo grupo empresarial detentor da Metalúrgica Usisteel, que fabrica componentes para o setor ferroviário e de mineração – está na possibilidade de passar a comercializar peças genuínas das montadoras.
O portfólio da WIR, cujo carro-chefe é o eixo comando de válvulas, conta também com tuchos, balancins e luvas de bico injetor, este para a linha pesada e agrícola. E, segundo Bracciali, já está previsto investimento do Grupo Carrera para promover a ampliação da oferta de peças sob a marca e para trazer novas famílias de produtos.
Tanto que, para comportar maior volume de itens, o centro de distribuição da empresa, em Itajaí, SC, será ampliado ainda este mês: “Começamos com 1 mil m² em março de 2022, em setembro dobramos o espaço e, agora, estamos em vias de aumentar novamente, para 3 mil m²”.
A WIR Automotiva dispõe de escritório em Rio do Sul, SC. A produção, porém, vem toda da China: “Temos fábricas homologadas seguindo modelo e processo de fornecedores semelhante ao das montadoras. Ou seja: elas seguem a nossa receita, o que assegura a qualidade dos produtos”.
De acordo com o diretor comercial devido ao custo mais acessível, além de tecnologia mais avançada e de ponta, a WIR não cogita, por ora, fabricar localmente: “Temos uma operação enxuta, mas escalável. Esse espírito de startup nos permite ser competitivos”.