São Paulo – O aplicativo de carsharing chileno Awto, que aportou no Brasil em dezembro de 2022 com a proposta de locação de veículos por minuto, dias e meses, celebra a marca de quinhentos veículos, dentre SUVs, híbridos, sedãs, utilitários e scooters elétricas, em circulação no País.
O plano para este ano é que cresça para 2 mil o número de veículos transitando pelas ruas. Hoje o aplicativo compreende bairros das regiões Sul e Oeste da Capital, além de Alphaville, em Barueri, SP. O Awto entrará em operação também em Campinas, SP, Curitiba, PR, e Belo Horizonte, MG.
Para financiar essa ampliação da área de atuação a Awto planeja rodada de investimentos série B, com a meta de captar US$ 25 milhões durante o primeiro trimestre. Criado no Chile em 2016, onde mantém frota de 1,2 mil veículos, o aplicativo atingiu seu ponto de equilíbrio em 2021, o que abriu as portas para aportes na rodada série B.
Disponível para Android e iOS o aplicativo, que firmou recentemente parcerias com GM e Kia, permite que o veículo seja deixado em local diferente do que foi retirado. Por meio do sistema one-way o carro pode ficar em qualquer ponto disponível dentro da área coberta.
Segundo a Awto a proposta é oferecer soluções inovadoras para a mobilidade urbana ao reduzir o volume de carros no trânsito. Com base em estudo da Universidade da Califórnia chamado Shared Mobility, um veículo compartilhado retira, em média, de nove a treze automóveis das ruas. Além disto 25% dos usuários da modalidade venderam um veículo enquanto outros 25% adiaram a compra de um novo carro.