São Paulo – O Grupo Iveco anunciou a Basf como sua primeira parceira para reciclar baterias de íon-lítio utilizadas em seus veículos elétricos. O acordo inclui o recolhimento, a embalagem, o transporte e a reciclagem de baterias em diversos países europeus, como França, Alemanha e Reino Unido.
O processo de reciclagem das baterias usadas em vans, ônibus e caminhões da marca Iveco será realizado em Schwarzheide, Alemanha, onde a Basf inaugurou recentemente seu primeiro centro co-localizado de produção de materiais de baterias e reciclagem da Europa. Após a coleta a Basf processará mecanicamente as baterias até formar uma massa negra, da qual matérias-primas essenciais, como níquel, cobalto e lítio, poderão ser extraídas e recuperadas para uso na fabricação de novas baterias.
Dessa forma, segundo comunicado do Grupo Iveco, “será estabelecida de forma completa a cadeia de valor de reciclagem na Europa, a fim de fornecer localmente metais reciclados com baixa pegada de carbono para a indústria de baterias”.