São Paulo – Exportando para doze países a partir da sua fábrica em Flores da Cunha, RS, a Forbal, empresa nacional que produz componentes para implementos rodoviários e agrícolas e máquinas, registrou crescimento de 18% nos seus embarques no primeiro semestre, na comparação com igual período do ano passado. O crescimento ocorre durante o ciclo de investimento de R$ 30 milhões.
Para atingir esta expansão alguns fatores foram essenciais, como a chegada à República Dominicana e a conquista de novos negócios na América Latina, mesmo com a crise política e econômica por que passam alguns países. O CEO Giuliano Santos, em entrevista exclusiva à Agência AutoData, disse que outros mercados surpreenderam positivamente:
“A América do Norte foi uma grata surpresa em 2024. O México apresentou demandas relevantes desde o ano passado, quando foi o nosso principal mercado, e tem servido de laboratório para testar alguns componentes que podem ser exportados também para clientes nos Estados Unidos”.
Para os próximos meses a empresa segue com o plano de avançar no continente africano, onde já mantém negociações em andamento com alguns clientes. O segundo passo, que deverá chegar em 2025, é a abertura da Forbal USA, escritório e estoque da empresa que será inaugurado nos Estados Unidos, para atender de forma mais rápida aos pedidos, uma demanda dos clientes durante as negociações para fecharem novos projetos.
O crescimento das exportações, o projeto Forbal USA e a expectativa de incremento dos negócios no Brasil integram o plano de investimento da empresa iniciado em 2022 e que terminará em 2024, com o aporte de R$ 30 milhões. Parte desse valor está sendo usado para o desenvolvimento da unidade de negócios nos Estados Unidos, que receberá grande volume de peças produzidas no Brasil para estoque e para entrega de forma rápida quando os clientes solicitarem.
Diante deste cenário a Forbal pretende aumentar a participação das exportações no seu faturamento, chegando a 20% em 2027. A meta inicial era 2025, mas por causa do crescimento dos negócios no País o plano foi revisado, disse o CEO. Atualmente a fatia dos negócios em outros países representa pouco mais de 10% do faturamento anual da Forbal.
No Brasil, segundo Santos, a empresa sentiu ao longo do primeiro semestre a queda no mercado de máquinas agrícolas e, nos últimos 45 dias, também houve um pouco de instabilidade no segmento de implementos rodoviários. Porém, para o segundo semestre, a expectativa é de que os dois mercados retomem volumes maiores, puxado pelo novo Plano Safra, o que deverá impulsionar a receita:
“Temos novos negócios e oportunidades com novos clientes e, mesmo com os nossos principais mercados instáveis, estamos nos preparando para a retomada do crescimento. Por isso a projeção para 2024 é ousada, de alta de 10% no faturamento sobre 2023, sendo que no primeiro semestre este porcentual chegou a 8,5%”.