São Paulo – Com 241,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados julho é o melhor mês em vendas de veículos do ano, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. O mercado avançou 7% com relação a julho do ano passado, que registrou 225,6 mil emplacamentos em meio ao programa de descontos do governo.
O desempenho superou as expectativas, já otimistas, da Consultores Cavalcante publicadas pela Agência AutoData: eles esperavam vendas na casa de 216 mil a 220 mil automóveis e comerciais leves, mas acabou com 228,1 mil licenciamentos. As vendas de caminhões e ônibus somaram 13,3 mil unidades.
Comparado com junho, que teve 214,3 mil unidades comercializadas, o mercado cresceu 12,6% no mês passado. Mas julho teve 23 dias úteis, contra vinte do mês anterior: na média diária as vendas caíram de 10,7 para 10,5 mil licenciamentos por dia útil.
Segundo fonte ligada ao varejo ouvida pela reportagem as vendas às locadoras continuam fortes mas o varejo respondeu por mais de 50% dos emplacamentos no mês passado. Os licenciamentos, como usual, foram mais fortes nos últimos dias do ano – na terça-feira, 31, superaram as 17 mil unidades.
O mercado não registrava um ritmo tão forte desde dezembro, quando as vendas alcançaram 248,6 mil unidades.
No acumulado do ano as vendas de veículos somaram 1 milhão 385 mil unidades, crescimento de 13,3% sobre as 1 milhão 225 mil unidades vendidas de janeiro a julho do ano passado.