São Paulo – No segundo trimestre de 2024 a Marcopolo registrou receita líquida de R$ 1,9 bilhão, aumento de 43,4% na comparação com igual período de 2023. O avanço é resultado do melhor desempenho da companhia em todos os segmentos em que está presente, com maior volume de vendas e produção.
No período o lucro bruto da companhia foi de R$ 509,9 milhões, com margem de 26,1%, resultado superior ao de igual período do ano passado: lucro bruto de R$ 276,2 milhões com margem de 20,2%. O EBITDA foi de R$ 382,3 milhões, com margem de 19,5%, valor bem acima do registrado no segundo trimestre de 2023: EBITDA foi de R$ 158 milhões com margem de 11,6%.
De abril a junho a Marcopolo produziu 4 mil unidades, expansão de 32,8% com relação a iguais meses do ano passado. Do total produzido 3,4 mil unidades saíram das linhas de produção instaladas no Brasil, volume 36,4% superior ao do segundo trimestre do ano passado, e a produção no Exterior chegou a 643 unidades, incremento de 16,7% na mesma base comparativa.
O avanço da produção no segundo trimestre mostra um importante processo de recuperação dos volumes do mercado brasileiro, puxado pelos ônibus rodoviários, que estão com demanda em alta pela grande procura de passageiros que estão escolhendo esse modal para viagens de longas distâncias.
Com números positivos em 2024 a Marcopolo segue investindo em sua operação no Brasil, com a aplicação de R$ 45 milhões em uma nova Central de Inflamáveis instalada em Caxias do Sul, RS. A empresa também está ampliando a fábrica de São Mateus, ES, que deverá estar pronta no segundo semestre de 2024, com a instalação de linhas de montagem de chassis elétricos.