Preços do SUV produzido na Argentina partem de R$ 120 mil e chegam a R$ 150 mil, a princípio até o fim do mês
Barra de Santo Antônio, AL – O 2008 é considerado o principal lançamento da Peugeot na América do Sul este ano. Mesmo com a iminente apresentação do modelo mais procurado da marca, o 208 compatriota feito na Argentina, tem uma relevância maior pois, “com o 2008, esperamos crescer e atrair o cliente que busca um SUV, o segmento que mais cresce no Brasil”, afirmou Fabiana Figueiredo, vice-presidente da Peugeot na América do Sul.
Este modelo traz pela primeira vez para o País sua nova identidade visual global. Batizado de design magnético tem na enorme grade frontal o novo logo da Peugeot e a nomenclatura do veículo na ponta do capô. Também apresenta uma nova assinatura luminosa caracterizada por três garras verticais em led no pára-choque.
Além disso o 2008 recebe o motor turbo 200 de até 130 cv de potência utilizando etanol e torque de 20,4 kgfm. Feito em Betim, MG, e exportado para a fábrica de El Palomar, na Argentina, este motor de 1 litro e de três cilindros oferece um desempenho interessante para o SUV francês. O modelo argentino, aliás, utiliza 70% de seu conteúdo produzido no Mercosul e, portanto, está habilitado a ser enviado aos países que fazem parte do bloco sem qualquer restrição alfandegária.
Rodando pelas estradas sinuosas e bem pavimentadas do Estado de Alagoas percebe-se o compromisso entre conforto e esportividade, dependendo da escolha do motorista. Em qualquer situação o 2008 responde prontamente à força no acelerador. A transmissão CVT pode ser configurada em três modos: automático, que se ajusta à forma de conduzir privilegiando o conforto e a eficiência; o manual, quando o motorista pode realizar a troca das sete velocidades por meio de borboletas atrás do volante e o sport, que garante uma tocada mais esportiva, alterando o tempo de resposta e troca de marchas, aproveitando a potência máxima do motor.
A cabine do 2008 não muda muito com relação à geração anterior e repete o conceito i-cockpit, que privilegia a informação à vista do condutor posicionando o volante numa posição abaixo das telas de instrumentos. O design interno continua muito bonito e envolvente, com a utilização de materiais de ótima qualidade e bem torneados.
Este conceito também privilegia o conforto dos ocupantes e permite a utilização dos controles com teclas de piano no console central e da tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição. Esta nova multimídia permite o espelhamento do smartphone sem fio.
Considerando os concorrentes no segmento o Peugeot 2008 oferece bom pacote de equipamentos nas três versões disponíveis, Active, Allure e GT: as rodas liga de 17 polegadas estão em todas as versões, assim como sensor crepuscular dos faróis, ar-condicionado digital e freio de estacionamento eletrônico.
Mesmo com muitos itens, principalmente a partir da versão Allure, intermediária, ainda faltam algumas tecnologias presentes em concorrentes diretos, como o renovado Volkswagen T-Cross. Por isto a Peugeot optou por lançar estratégia de preço menor no lançamento deste modelo. Os preços são válidos, a princípio, até o fim deste mês, com os modelos já disponíveis nos concessionários a partir desta semana.
O 2008 Active tem preço de lançamento de R$ 119 mil 990, a Allure de R$ 129 mil 990 e a topo de linha, GT, de R$ 149 mil 990: “Estamos preparados para atender à demanda e após o período de lançamento avaliaremos a política de preços”.
A executiva disse que nos últimos três anos a Peugeot teve crescimento da sua participação de mercado, partindo de 0,7% em 2020 para 1,6% no ano passado. Foram 35 mil unidades negociadas. Este ano a marca espera seguir melhorando seu desempenho e conta muito com o novo 2008: “Preferimos não criar expectativas considerando o potencial de vendas de cada versão deste novo modelo”.
Mas considerando que este é o primeiro Peugeot com a nova logo e identidade visual global feito na região, a esperança depositada nele é grande.