Ao adquirir 1,6 mil ativos da gestora ambiental e alugar novamente para ela serão contabilizadas pouco mais de 3 mil unidades
São Paulo – A Addiante, joint-venture formada por Gerdau e Randoncorp especializada na locação de veículos pesados, implementos e máquinas, assinou com a Ambipar contrato que praticamente dobrará sua frota atual, composta por 1,4 mil ativos, para pouco mais de 3 mil.
O acordo prevê a aquisição de 1 mil 607 mil veículos e sua subsequente locação pela Addiante por meio de sale & leaseback, caracterizada pela venda dos bens da companhia de gestão ambiental para que ela consiga se capitalizar, e aportar os recursos para outro fim, e posterior aluguel dos veículos.
A operação, que abrange a locação de caminhões, ônibus, microônibus, vans e cavalos mecânicos será adotada gradualmente ao longo de 24 meses, durante os quais os veículos usados serão progressivamente substituídos por modelos novos.
Cada novo veículo será locado por um período de sessenta meses. Pormenores sobre a aquisição dos 0 KM ainda não foram divulgados, mas é sabido que os usados serão vendidos para que então os novos sejam comprados.
O CEO da Addiante, Fábio Leite, avaliou que essa operação fortalece significativamente a presença da companhia no mercado. No início do ano, em entrevista a AutoData, ele projetou encerrar 2024 com 3 mil unidades alugadas.
Os recursos financeiros serão originários em parte de capital próprio, no qual as sócias aportarão R$ 300 milhões, proporcionais às suas participações societárias na Addiante, e parte por captação no mercado.