São Paulo – A primeira quinzena de agosto registrou 108,2 mil licenciamentos, segundo dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. O resultado superou em 3,8% o volume dos onze primeiros dias úteis de julho, 104,2 mil veículos, e representou avanço de 28,8% sobre as duas primeiras semanas de agosto do ano passado, 84 mil unidades.
Nas duas primeiras semanas de agosto de 2023 o mercado passava por uma ressaca, após o alto crescimento nas vendas de julho impulsionadas pelo programa de descontos promovido pelo governo federal.
A média diária de vendas somou 9,8 mil unidades, pouco acima das 9,4 mil registradas em julho. Restam onze dias úteis no mês que, mantendo o ritmo, fecharia com cerca de 215 mil unidades vendidas. A tendência, porém, é de aceleração na segunda metade, como normalmente ocorre no mercado brasileiro.
Mas agosto tem 22 dias úteis, um a menos do que julho, então dificilmente a marca de 241,1 mil licenciamentos do mês passado, o melhor do ano, será alcançada.
A Fiat Strada liderou as vendas na quinzena, com 7,6 mil unidades emplacadas, seguida pelo Volkswagen Polo, 6 mil, e Chevrolet Onix, 4,9 mil.