Fornecedora de software de engenharia oferece soluções que reduzem prazo e custo de desenvolvimento
São Paulo – Se você, caro leitor, trabalha com desenvolvimento de veículos certamente conhece, ou ao menos já ouviu falar, da Altair. Fundada há quase 40 anos em Michigan, Estados Unidos, a fornecedora de softwares de engenharia tem no setor automotivo em torno de 40% de suas receitas, que no ano passado superaram US$ 600 milhões.
As principais montadoras globais são clientes da Altair. Presente em 29 países a empresa, agora, ensaia novos passos, segundo seu presidente para o Brasil, Valdir Cardoso: “Já estamos nas grandes empresas e, agora, nossa meta é expandir a base de clientes, buscando empresas menores. Temos soluções que ajudam a reduzir tempo e custo de desenvolvimento e queremos apresentá-las a essas empresas”.
A Altair oferece uma plataforma com mais de uma centena de programas que auxiliam no desenvolvimento de produtos. Nasceu a partir da indústria automotiva mas hoje tem soluções para diversos segmentos da indústria e do setor de serviços. Em 2017 a companhia fez um IPO, oferta pública de ações na sigla em inglês, e desde então quadruplicou de tamanho, lançando mão de aquisições que ampliaram tanto o seu portfólio de produtos e serviços como a sua base de clientes.
Muitas das simulações virtuais são possíveis graças às ferramentas oferecidas pela Altair: “Fazendo os testes no campo virtual temos economia de material, evitando gastos com protótipos físicos. O teste físico ainda existe, e pode ser usado apenas na última etapa do desenvolvimento”.
Dentre cases importantes recentes Cardoso citou a participação no desenvolvimento da nova Chevrolet S10 e em produtos da Ford, como a F-150 recém-lançada. Atualmente está em curso, ainda em caráter de sigilo do cliente, projeto de virtualização de um importante campo de provas, que poderá, no futuro, prover testes também no ambiente virtual.
Outro ponto que vem avançando muito na Altair é a inteligência artificial. Segundo Cardoso o avanço da tecnologia permitirá redução significativa no prazo de desenvolvimento de produtos, “com grande índice de assertividade”.