São Paulo – A indústria de duas rodas instalada em Manaus, AM, produziu 164 mil motocicletas em agosto, a maior produção mensal do ano e o melhor resultado para o período desde 2012, de acordo com dados divulgados pela Abraciclo, entidade que representa as fabricantes instaladas no Brasil. Na comparação com igual mês do ano passado o resultado foi estável, mas com relação a julho houve incremento de 11,4%.
No acumulado do ano a produção chegou a 1,2 milhão de unidades, crescimento de 12,1% sobre iguais meses de 2023: “O mercado segue aquecido, com lançamentos para atender ao consumidor que quer adquirir uma motocicleta nova”, disse o presidente Marcos Bento.
Mesmo com bons números até agosto a indústria instalada em Manaus está com o radar ligado por causa da estiagem. Segundo o presidente este ano as montadoras se prepararam para encarar a situação, aumentando os estoques de componentes e buscando alternativas para escoar a produção.
Agosto de 2024 também foi o melhor dos últimos treze anos em vendas, somando 163,9 mil unidades, crescimento de 14,8% na comparação com idêntico mês do ano passado e expansão de 4,5% sobre julho. No acumulado do ano foram comercializadas 1 milhão 254 mil motocicletas, alta de 19,9% sobre iguais meses de 2023.
O ponto negativo segue sendo as exportações, com 3,3 mil unidades em agosto, volume 3% menor do que o de agosto do ano passado mas alta de 7,1% sobre julho. De janeiro a agosto foram exportadas 22,2 mil motocicletas, retração de 18,4% na comparação com iguais meses de 2023.